A biometria será coletada no 2º turno das eleições? A resposta é que, com a realização dos testes de biometria no primeiro turno das eleições, que aconteceram em 2 de outubro, o cadastro da digital não precisará ser coletado no segundo turno ou no período após o pleito, segundo informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
De acordo com o órgão, “a medida dispensará o deslocamento da pessoa para uma nova coleta de dados biométricos”. Segundo o TSE, os procedimentos feitos no primeiro turno com quem não havia passado pelo cadastro serviram para adicionar os novos dados ao Bioex (Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos).
“A ação possibilitará a importação de informações cedidas por órgãos conveniados, dispensando um novo processo de cadastramento na Justiça Eleitoral, se os dados forem validados nas eleições”, diz o tribunal.
LEIA TAMBÉM
Papa pede a Nossa Senhora Aparecida ‘que livre o povo brasileiro do ódio’
Saiba até quando eleitor pode baixar o e-título
Além disso, o TSE estimava ter as digitais de 120 milhões dos 156 milhões eleitores antes do pleito. As digitais obtidas durante a votação fazem parte dos bancos de dados de outros órgãos oficiais, como o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que firmaram um convênio com o TSE e permitiram que as biometrias fossem compartilhadas entre os sistemas.
Vale lembrar que a testagem da biometria no primeiro turno, no dia 2 de outubro, chegou a causar filas nas seções.
SUSPENSÃO NA PANDEMIA
A validação biométrica nas urnas eletrônicas foi interrompida durante a pandemia para conter o coronavírus. “Agora em 2022 o processo foi retomado, possibilitando também o prosseguimento do Bioex”, pontuou o tribunal.
TIRA-DÚVIDAS
Em caso de dúvidas relacionadas ao segundo turno das eleições, que acontece no dia 30 de outubro, o eleitor pode entrar em contato com o Tribunal no WhatsApp para se informar de forma muito simples e rápida. É bem fácil. Basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078.
Para consultar o local de votação, a partir do menu principal clique em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, escolha a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.
LEIA TAMBÉM
Supremo dá aval à ampliação de poder do TSE contra fake news