Após um surto de casos de Dengue, a Prefeitura de Passos, Sul de Minas, começou a testar nesta quinta-feira (9) um novo inseticida para combater o Aedes aegypti, mosquito que causa a doença.
De acordo com o Executivo Municipal, o inseticida foi comprado com recursos próprios, pois não é enviado pelo Governo Federal desde agosto de 2022. O produto quebra o ciclo de transmissão do mosquito transmissor da dengue ao matar as larvas.
Em coletiva de imprensa, o diretor de saúde coletiva de Passos, Bruno Teixeira Guimarães, disse que o novo inseticida será essencial para controlar a proliferação do Aedes aegypti.
Hoje no início da manhã realizamos esse teste com esse novo produto, esse novo inseticida e a intenção foi ver a eficiência dele no controle dos vetores. Ele é um produto que possui baixa toxicidade para organismos aquáticos, seres humanos e animais domésticos. A gente fez essa aplicação por meio de nebulização motorizada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, onde nós pedimos pra todos se retirarem naquele momento, a gente fez a aplicação e logo em seguida todos os servidores voltaram suas atividades normalmente. É um produto inodoro, sem cheiro nenhum, então a gente conseguiu manter essas atividades, eu acredito que o produto apresentou um índice satisfatório imediato bom, porque nós estávamos com bastante vetores nesse local”, disse.
LEIA TAMBÉM
Confira: Edital para contratação de Agente de Combate às Endemias
Confira: Edital aberto para contratação de profissionais para o CAPS
Ele falou ainda como o inseticida será aplicado nas casas. “A gente faz esse controle dessa população, que é o maior transmissor da dengue, é o mosquito adulto, a fêmea vai picar o ser humano e vai transmitir. Então, após a gente receber uma notificação de dengue, independente do resultado dela, a gente vai realizar esse bloqueio naquela residência em específico, então os agentes vão fazer a visita, vão entrar dentro do domicílio e fazer a aplicação diretamente no quintal”, explicou na coletiva.
Surto de Dengue
2023 mal começou e Passos já acumula 864 registros de casos prováveis de Dengue. Só na primeira semana de fevereiro, foram 233 novos registros, deixando a cidade em surto endêmico.
De acordo com a prefeitura, ainda nesta quinta-feira, uma nova aplicação do inseticida será feita para teste no município e a expectativa é que em até 20 dias o produto seja comprado e utilizado no combate à Dengue.
LEIA MAIS
Pequenos negócios geraram mais de 15 mil vagas de trabalho no Sul de Minas