A Câmara Municipal de Passos, no Sul de Minas, aprovou o pedido da Prefeitura de Passos para realizar o “1º Festival Afro Passos 2ª Feira Preta”. O evento tem objetivo de valorização da cultura afrodescendente e vai ocorrer no Mercado Municipal de Passos a partir do dia 18 de novembro.
Segundo o Projeto de Lei (PL), o festival será custeado através de crédito adicional suplementar. Desde que entrou para tramitação na Câmara de Passos, o PL teve inseridas três emendas modificativas. Ele foi aprovado em regime de urgência em duas sessões extraordinárias no último 7 de novembro.
LEIA TAMBÉM
Aparelho de ultrassom está inutilizado há mais de um ano
Em Itajubá, escola é condenada por não recolher INSS de professora
De acordo com a Prefeitura de Passos, serão destinados ao evento cultural R$ 12 mil. Ainda, os recursos serão transferidos à Associação Deus Proverá, organização não governamental (ONG) que realiza diversas ações sociais, esportivas e culturais em Passos.
Entre as justificativas do Executivo para o PL, o 1º Festival Afro Passos será realizado dentro da Semana da Consciência Negra e vai proporcionar, além de benefícios sociais, retorno econômico ao município.
A Semana da Consciência Negra em Passos foi instituída através da Lei nº 2.851 de 6 de janeiro de 2011 pelo então prefeito José Hernani Silveira. De acordo com a legislação, a celebração acontece anualmente na semana dentro da qual estiver o dia 20 de novembro.
ZUMBI DOS PALMARES
No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado na data de morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro. O personagem histórico foi líder do Quilombo dos Palmares, uma das maiores comunidades quilombolas no período colonial.
A data foi inserida no calendário escolar brasileiro em 2003 e em 2011, a Lei nº 12.519 oficializou o 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Atualmente, o 20 de novembro é feriado em mais de mil cidades brasileiras.
LEIA MAIS
Corpo de Bombeiros de MG abre concurso com 345 vagas