Quem usa o sistema de transporte público por ônibus em São Paulo (SP) deve procurar por outras alternativas de locomoção na sexta-feira (7), pois os motoristas e cobradores vão entrar em greve. A paralisação foi aprovada durante uma assembleia entre os membros do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), nesta segunda-feira (3).
Pode dar falta em dia de greve de ônibus?
O advogado trabalhista Ruslan Stuchi explicou ao g1 que o trabalhador que faltar por causa de greve no transporte público pode sim ter o dia descontado.
“Entretanto, na prática, as empresas não costumam descontar o salário do funcionário por esse tipo de atraso, provocado por uma situação de paralisação dos transportes públicos. Neste caso, deve haver o bom senso do patrão”, esclareceu o doutor em direito do trabalho Ricardo Pereira de Freitas Guimarães.
Entretanto, a empresa pode pedir para que o funcionário trabalhe na modalidade home office ou que compense as horas não trabalhadas em outros dias.
LEIA TAMBÉM
Quais linhas serão afetadas?
Até o momento, a previsão é que todo o sistema de transporte público por ônibus em São Paulo seja atingido pela greve. Porém, segundo o presidente do Sindimotoristas, Edvaldo Santiago da Silva, a categoria vai cumprir qualquer ordem judicial que determine a circulação parcial dos ônibus durante os horários de pico.
LEIA MAIS