1 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Prefeitura de Varginha, no Sul de Minas, adquire castramóvel

Equipamento pode possibilitar castração gratuita de 3 mil cães e gatos ao ano; famílias de baixa renda são prioridade

A Prefeitura de Varginha, município localizado no Sul de Minas Gerais, acaba de ganhar um veículo castramóvel. O equipamento, utilizado para esterilização de animais, foi recebido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea), através do Setor de Bem Estar Animal. Segundo a Prefeitura, a aquisição foi possível devido à emenda parlamentar e contrapartida do município.

A Unidade Móvel de Castração, popularmente conhecida como castramóvel, é um veículo modelo trailer equipado com sala de cirurgia para a realização dos procedimentos de esterilização de animais, geralmente em esquema de mutirões. 

LEIA TAMBÉM

Papai Noel chega a Lavras, no Sul de Minas, neste sábado (3)

Conta de água da Copasa vai ficar mais cara em 2023

Segundo a supervisora da Defesa e Bem Estar Animal de Varginha, Marisley Camilo Barros, a nova ferramenta vai colaborar para a minimizar o abandono de cães e gatos no município. “Iniciativas de oferecer esterilização de animais domésticos já são propostas e oferecidas pela Prefeitura e com a aquisição do castramóvel estamos intensificando estes trabalhos”, diz.

A Prefeitura de Varginha informou que o castramóvel vai percorrer os bairros do município realizando cirurgias de castração totalmente gratuitas em cães e gatos. Ainda, a prioridade é atender às famílias de baixa renda e bairros em situação mais vulnerável, visto que uma cirurgia de castração custa em média entre R$ 200 e R$ 500 nas clínicas particulares.

- Publicidade -

De acordo com a gestão municipal, as diretrizes e procedimentos de atuação com o castramóvel estão sendo definidas. Ainda, a Prefeitura informa que, a princípio, a intenção é atender cerca 3 mil animais por ano em sistemas de mutirão que poderão ser semanais ou mensais.

ANIMAIS ABANDONADOS NO SUL DE MINAS

Segundo a OMS, a estimativa da população de cães em uma determinada cidade, em países emergentes, é de um cão a cada cinco pessoas. Já para a população de gatos, estima-se que seja correspondente a 20% da população canina. Das populações totais de animais, cerca de 10% encontram-se abandonados nas ruas.

Levando-se em consideração os dados de cálculo e a população sul mineira de cerca de 2,5 milhões de pessoas, a estimativa da população de cães abandonados é de 50 mil no Sul de Minas. A castração é a melhor forma de controlar o número de animais abandonados pela cidade.

Além do sofrimento pelo abandono, fome e frio, cães e gatos nas ruas representam riscos como acidentes, ataques a pessoas e outros animais, além de transmissão de doenças (zoonoses). É por esse motivo que a esterilização é vista, por especialistas, como a forma mais eficiente de erradicar animais em situação de abandono, evitando novas crias indesejadas.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Poços de Caldas convida artesãos para expor no Natal

- Publicidade -
plugins premium WordPress