14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Quem é o ex-genro do pastor Valdemiro?

Pastor Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, pode ter sido vítima de um golpe tramado por ex-genro

Pastor Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, pode ter sido vítima de um golpe tramado por ex-genro. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O pastor Valdemiro Santiago pode ter sido vítima de um golpe tramado por seu ex-genro. O caso investigado pela polícia de São Paulo foi registrado em março do ano passado, quando o fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus foi surpreendido por uma ordem de apreensão que pertencia a uma aeronave de uma de suas empresas, a Intertevê. A confiscação era resultado de uma suposta dívida com um banco chamado Nacional Bank.

De acordo com uma reportagem do UOL, quando foi registrar um boletim de ocorrência sobre o caso, o pastor disse à polícia que nunca fez qualquer negócio com o banco e afirmou que era vítima de uma fraude.

Acontece que a investigação acabou confirmando que o ex-genro de Valdemiro havia assinado um instrumento particular de confissão de dívida, no valor de R$ 15 milhões, onde a aeronave foi colocada como garantia de pagamento. Entretanto, a dívida nunca existiu.

Quem é o ex-genro do pastor Valdemiro?

O genro do pastor Valdemiro é o empresário Filipe Iannie. Em novembro, ele virou réu em um processo que o acusa de tentar tirar R$ 15 milhões do antigo sogro, em um esquema que envolveu associação criminosa e falsificação de documentos.

A investigação sobre o caso concluiu que o crime aconteceu depois que Iannie descobriu que era traído por Raquel Santiago, filha de Valdemiro, com quem o empresário foi casado de 2014 e a 2020. Além dele, outras três pessoas foram denunciadas.

LEIA TAMBÉM

INSS confirma vazamento de dados de até 40 milhões de usuários

- Publicidade -

Rota do Arraiá: Última semana para curtir o Sertanejão São Brás em São Carlos

Confissão

Em 28 de junho de 2023, Iannie procurou a polícia a fim de confessar sua participação no esquema, revelando que tinha agido porque queria fazer “justiça com as próprias mãos”.

“Após cerca de sete anos casado com Raquel, o declarante tomou conhecimento de um adultério, fazendo-o perder o chão”, consta no depoimento que a reportagem do UOL teve acesso.

- Publicidade -

Na declaração, Iannie argumenta que foi “limado” da família Santiago e das empresas do ex-sogro após o divórcio de Raquel. Além disso, o empresário afirmou que os negócios do pastor estavam em dívida com ele, uma vez que em mais de uma ocasião seu dinheiro teria sido usado a fim de “resolver problemas financeiros no dia a dia da administração”.

Por causa disso, Iannie decidiu procurar o advogado Felício Rosa Valarelli Junior, que também teria pagamentos a receber da Igreja Mundial. Entretanto, o ex-genro afirma que o advogado “se aproveitou de seu momento de fragilidade para conseguir tomar posse da aeronave como pagamento por supostas dívidas que tinha para receber de Valdemiro”.

Por sua vez, o empresário “inebriado pelo desejo de vingança […], acabou cedendo à sugestão do advogado”.

Apesar da confissão, Iannie voltou atrás três meses depois, quando enviou a polícia um documento onde declarou que havia inventado o conteúdo do depoimento porque estava sendo ameaçado por Valdemiro.

LEIA MAIS

O que acontece com o Brasil em caso de guerra nuclear?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress