Nesta segunda-feira (24), Dmitry Peskov, o porta-voz do Kremlin, afirmou que a Rússia começou a atualizar sua doutrina nuclear. Em sua declaração, ele citou uma fala anterior do presidente Vladimir Putin. A doutrina é o que define as condições sob quais armas deste tipo podem ser usadas em conflitos. Entenda o que poderia acontecer com o Brasil em caso de uma guerra nuclear.
“O presidente Putin disse que o trabalho está em andamento para alinhar a doutrina com as realidades atuais“, disse Peskov em um briefing.
Vale lembrar que no domingo (23), um membro sênior do Parlamento disse que a Rússia poderia reduzir o tempo para a tomadas de decisões estabelecido na política oficial para o uso de armas, caso entendesse que as ameaças contra o país estão aumentando.
LEIA TAMBÉM
Qual é o truque do Jogo do Tigrinho?
Qual a causa das queimadas do Pantanal?
O que acontece com o Brasil em caso de guerra nuclear?
De acordo com especialistas, em caso de guerra nuclear, o Brasil sofreria com os efeitos secundários das explosões. Entretanto, com o uso de armas nucleares superpotentes, até mesmo os impactos indiretos poderiam resultar tanto em uma catastrofe quanto em um choque de cadeia, do meio ambiente ao comércio e à alimentação.
Isso porque explosões em grande quantidade seriam capazes de jogar um alto volume de poeira, partículas e fuligem na armosfera. Por sua vez, isso bloquearia a luz do sol por tempo o suficiente para matar algumas plantas. Além disso, esse tipo de ataque poderia causar o esfriamento da superfície da Terra com a falta de luz, impactando também o Brasil.
LEIA MAIS