20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Repelente contra insetos pode se tornar bem essencial; entenda

Cenário de surto de dengue no Brasil tem alavancado os preços do produto e proposta quer reverter isso

repelente spray
Câmara dos Deputados discute proposta (Foto: Agência Brasília)

A Câmara dos Deputados estuda uma proposta de lei que torna o repelente contra insetos um bem essencial e indispensável. Na prática, a classificação impede estados e municípios de aumentarem os impostos sobre o produto, que subiu de preço nos últimos meses por causa do surto de dengue. Nas primeiras 11 semanas de 2024, são dois milhões de casos prováveis da doença.

O projeto de lei, do deputado federal Zé Vitor (PL-MG), começou a tramitar na comissão de saúde da Câmara, na última terça-feira (26). Ele destaca o momento “delicado” no qual o Brasil se encontra e a necessidade “de ações efetivas para que seja possível evitar que vidas sejam perdidas”. Afirmando ainda que “o alto preço inviabiliza que pessoas de baixa renda possam adquirir o repelente para a sua autoproteção”.

LEIA MAIS

Quais municípios vão receber vacinas contra a dengue?

Quando os preços dos remédios vão subir?

O texto prevê alteração no Código Tributário Nacional e na lei que regulamenta o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), para garantir que os preços do produto sejam reduzidos, e, assim, a população possa “evitar a picada do mosquito infectado”.

A justificativa se baseia em dados do Ministério da Saúde que mostram que os casos de dengue no Brasil em 2024 podem chegar a 4,2 milhões, “quase o triplo do que foi registrado ano passado, cerca de 1,6 milhão”. Zé Vitor ainda diz que o controle do mosquito Aedes aegypti  “é complexo e envolve uma série de ações para que seja possível eliminar os criadouros”.

O projeto de lei será analisado também pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, passa para a votação no plenário e, se aprovado, segue para o Senado.

- Publicidade -

*Com informações de Agência Estado

**Sob supervisão de Marcos Andrade

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Wanessa Camargo foi internada em clinica psiquiátrica?

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e nA Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress