31 de outubro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Riachuelo é criticada após lançar conjunto que lembra uniforme dos campos de concentração

Peças apresentam listras nas cores azul e branco, mesmo padrão das roupas que os judeus foram forçados a usar durante a Segunda Guerra Mundial

A Riachuelo foi criticada pelos internautas após lançar um conjunto, que foi comparado aos uniformes de campo de concentração. As peças, uma camisa e uma calça, apresentam listras nas cores azul e branco, o que remeteu para alguns, às roupas que os judeus foram forçados a usar durante a Segunda Guerra Mundial. 

Entre as críticas que viralizaram nas redes sociais está a de Maria Eugênya, especialista em cultura material e consumo, semiótica e psicanalítica da USP. Na postagem, ela relacionou a peça ao uniforme e afirmou que é preciso “conhecer a história”. Maria ainda disse que é “puro cinismo” colocar o “uso estético acima de crítica ou memória histórica”. 

Em nota, a Riachuelo pediu desculpa e afirmou que a escolha da cartela de cores foi “uma infelicidade”. Além disso, a marca informou que as roupas estão sendo retiradas das lojas físicas e do e-commerce da empresa.  

 

LEIA TAMBÉM 

Votação da minirreforma eleitoral deve acontecer nesta semana  

Vinho inunda ruas de cidade em Portugal após estouro em depósito

- Publicidade -

“Nós, da Riachuelo, prezamos pelo respeito por todas as pessoas, e esclarecemos que, em nenhum momento, houve a intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos de tanta gente. 

A escolha do modelo das peças e da cartela de cores realmente foi uma infelicidade, e gostaríamos de reforçar que todas as peças já estão sendo retiradas das nossas lojas e e-commerce. 

Entendemos a sensibilidade do assunto, agradecemos o alerta trazido pelos nossos consumidores e pedimos desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo que o produto possa ter representado.” 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Ex-presidente Bolsonaro será submetido a novas cirurgias em São Paulo

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress