Atualmente, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é formada por 31 membros. Eles são: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, República Tcheca, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Montenegro, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Turquia.
Após a Segunda Guerra Mundial, em 1949, surgiram duas alianças militares internacionais, o Pacto de Varsóvia, ligado à União Soviética, e a Otan, ligada aos países ocidentais como:
-Reino Unido;
-França;
-Estados Unidos;
-Canadá;
-Alemanha.
LEIA TAMBÉM
Presidente de CPMI manda investigar fala homofóbica de Abilio Brunini
Flor-cadáver: conheça a flor que exala cheiro de “morte”
Com o fim da União Soviética, em 1991, países que faziam parte do Pacto de Varsóvia aderiram à Otan, como:
-Albânia;
-Bulgária;
-República Tcheca;
-Polônia;
-Romênia.
O último país a entrar na OTAN foi a Finlândia, que aderiu em abril deste ano. Especialistas apontam a possibilidade da adesão de países vizinhos à Rússia à aliança, como Ucrânia e Suécia, como um dos principais motivos da invasão russa ao território ucraniano.
QUAL É A FUNÇÃO DA OTAN?
A OTAN é uma aliança político-militar que foi criada durante a Guerra Fria (1947 – 1991) e tinha como objetivo unir países ocidentais, com liderança dos Estados Unidos, para frear o avanço da influência ideológica da União Soviética.
Na época, a principal função era a de inibir a força do bloco socialista russo no continente europeu, além de oferecer ajuda militar aos países membros.
Atualmente, de acordo com a Organização, o objetivo é “garantir a liberdade e a segurança dos seus países-membros por meio de ações políticas e militares”.
LEIA MAIS