Duas “flores-cadáveres” (Amorphophallus titanum) floresceram nas cidades de São Diego e São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. A flor chama a atenção devido ao forte odor semelhante ao de peixe podre. Essa é uma espécie que leva anos para desabrochar e vive por cerca de 40 anos. Confira:
LEIA TAMBÉM
Saiba quem é Leslie Houten, primeira assassina da “Família Manson” que pode ser solta
Ciclone extratropical: confira quais cidades serão impactadas
A flor é na verdade uma inflorescência – formada de várias outras pequenas florezinhas, localizadas na base do bulbo. Especialistas explicam que ela está ameaçada de extinção e existem cerca de mil exemplares na natureza. Naturalmente, essa espécie habita as florestas tropicais de Sumatra, na Indonésia, – que sofre com a extração em larga escala de madeira e atividade agrícola.
A inflorescência pode chegar a 2,5m e, segundo o Jardim Botânico de San Diego, o odor exalado por ela, nas primeiras 48h, pode ser comparado a “queijo, alho, pés fedorentos, fraldas ou peixe podre”.
No Jardim Botânico, a última vez que a espécie floresceu foi em 2021. Já o exemplar do Conservatório de Flores de São Francisco não surgia desde 2019. Botânicos explicam que a “flor-cadáver” costuma florescer entre 4 e 5 anos.
O nome científico Amorphophallus titanum significa, literalmente, “falo gigante sem forma”. Essa é considerada a flor mais fétida do mundo e o odor tem um propósito: atrair insetos que gostam de bichos mortos, para a reprodução.
LEIA MAIS