Atual Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) é formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão e tem um mestrado em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco. Ex-governador, ex-juiz federal e professor da UFMA, hoje Dino ocupa um assento no plenário como senador do Maranhão.
Nesta segunda-feira (27), o ministro deve ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) deixada por Rosa Weber, que se aposentou de forma compulsória em setembro deste ano.
LEIA TAMBÉM
Hamas entrega mais 17 reféns a Israel após atrasar nova libertação
Entenda o debate sobre a PEC que limita decisões do STF
De acordo com informações divulgadas pela CNN, o presidente da República chamou Flávio Dino para uma reunião que acontece agora de manhã. Lula deve fazer o anúncio antes de sua viagem ao Oriente Médio.
Na última sexta-feira (24), o presidente já havia sinalizado a aliados que o ministro da Justiça seria o mais indicado para a cadeira. Porém, o nome de Dino tem sofrido com a resistência até mesmo de parlamentares aliados e, para assumir o cargo, ele precisará ser sabatinado e analisado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Em seguida, Flávio poderá ou não ser aprovado pelo plenário.
LEIA MAIS
Joe Biden afirma que cessar-fogo na Faixa de Gaza pode ser estendido