O prazo estimado pela Guarda Marinha dos Estados Unidos de oxigênio disponível no submersível Titan chegou ao fim. De acordo com as autoridades, a embarcação, com cinco tripulantes, teria reservas de ar até as 7h desta quinta-feira (22). O submersível continua desaparecido no Oceano Atlântico.
O veículo aquático Titan, da empresa OceanGate, desapareceu no domingo (18), depois de fazer um passeio aos escombros do Titanic. Desde então, equipes de resgate dos Estados Unidos e do Canadá têm feito buscas pelos cinco tripulantes.
Após o último domingo, autoridades afirmaram que os tripulantes teriam cerca de 96 horas de oxigênio.
LEIA TAMBÉM
Submarino do Titanic: veja quais sintomas os tripulantes podem estar sentindo
Submarino ou submersível? Entenda as diferenças
QUEM SÃO OS TRIPULANTES DO TITAN?
No submersível Titan, há um piloto e quatro passageiros a bordo. Eles são:
-Stockton Rush, piloto e diretor-executivo da OceanGate;
–Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
–Suleman Dawood, de Shahzada;
–Hamish Harding, bilionário e explorador britânico;
–Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa, principal especialista no naufrágio do Titanic.
RUÍDOS CAPTADOS NO MAR
Sons subaquáticos que apareceram a cada 30 minutos, durante quatro horas, aumentaram as esperanças de resgate do submersível Titan na manhã desta quarta-feira (21). De acordo com um relatório elaborado pela sonda de uma aeronave canadense, que participa do resgate, os ruídos foram captados na terça-feira (20). Desde então, os esforços de busca foram direcionados para a área de onde os sons vieram.
“A aeronave canadense P-3 detectou ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos. As buscas com ROV produziram resultados negativos, mas continuam”, declarou a Guarda Costeira.
A origem dos sons ainda não é conhecida, mas um memorando feito pelos Estados Unidos, de acordo com a revista Rolling Stones, sugere que possam ser batidas. Já a CNN Internacional afirmou que uma aeronave canadense teria localizado um objeto retangular branco na água.