12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Submarino ou submersível? Entenda as diferenças

Submersível Titan está desaparecido desde domingo (18) após realizar expedição no entorno dos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico

 

A embarcação que desapareceu no último domingo (18), em uma expedição aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico, é um submersível. A diferença deste tipo de embarcação para submarinos está na autonomia. 

Enquanto os submersíveis precisam de auxílio externo para funcionarem, os submarinos são 100% autônomos e conseguem resistir por mais tempo submersos. No site da empresa responsável pela embarcação Titan, OceanGate, há uma explicação de como ele funciona: 

“Uma vez submersa, ela usa um sistema de flutuação de amortecimento de movimento para permanecer acoplada à superfície e ainda fornecer uma plataforma subaquática estável, da qual nossos submersíveis tripulados partem e retornam após cada mergulho”. 

Além disso, uma aplicação prática dos submarinos não é o passeio turístico, como os submersíveis, mas sim a guerra. De acordo com a Marinha do Brasil, submarino é um “navio de guerra capaz de alterar seu grau de flutuabilidade, podendo assim efetuar patrulhas e ataques submersos na água”. 

 

LEIA TAMBÉM 

Submarino desaparecido: Saiba como é o interior do Titan

- Publicidade -

Titanic: Veja fotos dos tripulantes antes do desaparecimento do submarino

 

COMO É O INTERIOR DO TITAN? 

Com cinco pessoas a bordo, o submersível Titan contava com três telas, um botão, um banheiro improvisado e um manete que lembra um controle de videogame. 

- Publicidade -

Em um vídeo gravado para a CBC de Newfoundland, o CEO da empresa, Stock Rush, mostrou que o submarino possui uma única vista direta para o mar, que fica no banheiro. “Este é o único toalete disponível durante o mergulho profundo. É o melhor lugar da casa, em que você pode olhar pela janela de visualização. Colocamos uma tela de privacidade, aumentamos a música e faz sucesso”, conta Rush. 

No vídeo, o empresário explicou que o Titan conta com apenas duas direções. “O submarino é como se fosse um elevador” disse o CEO Rush numa entrevista de 2022. “Não exige muita habilidade [para conduzi-lo].” 

Além disso, o veículo mede 6,7m de comprimento, por 2,5m e 2,8m e pesa cerca de 10 toneladas. O submarino tem capacidade de carga útil de 685 kg e se move por quatro propulsores elétricos. 

 


LEIA MAIS 

Começo do inverno: El Niño deve deixar os dias mais quentes

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress