Um vídeo publicado no Youtube viralizou ao mostrar como o submarino Titan implodiu, matando seus cinco passageiros. O transporte da OceanGate realizava uma expedição aos destroços do Titanic no mês de junho, quando o acidente aconteceu.
A animação foi feita pelo canal AiTelly, que a desenvolveu a partir de um software chamado Blender. Na descrição do vídeo, o submarino é colocado como um “projeto experimental”, que, diferente de outros transportes do tipo, usou principalmente fibras de carbono ao invés de materiais como aço, titânio e alumínio.
LEIA TAMBÉM
Veja quem eram os tripulantes que morreram no submarino
Submarino ou submersível? Entenda as diferenças
O tempo levado pelo canal para realizar a demonstração foi de 12 horas, para que fossem inseridos dados sobre a OceanGate no software de modelagem 3D. O vídeo ainda recria o interior do Titan, dizendo que “este é provavelmente um dos submarinos mais básicos de mergulho profundo que você já viu”.
Além disso, a simulação também explica quais são as diferenças entre implosão e explosão. No caso do acidente, especialistas apontam que o submersível teria implodido por causa da pressão da água ser muito maior do que a força de dentro. Na profundidade em que se encontrava, a pressão exercida sobre os corpos é cerca de 400 vezes maior do que na superfície.
O acidente envolvendo o submarino Titan ocorreu no dia 18 de junho, quando ele foi lançado no Oceano Atlântico, mas logo acabou perdendo contato. Hamish Harding, Shahzada Dawood, Suleman Dawood, o piloto da Marinha francesa Paul-Henry Nargeolet e o CEO Stockton Rush eram os tripulantes que morreram no acidente.
Confira o vídeo que demonstra como foi a implosão:
LEIA MAIS
De Elvis Presley a Alex Turner: como o rock evoluiu ao longo das gerações