14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Três novos inquéritos são instaurados para apurar atos golpistas

Ministro do STF, Alexandre de Moraes, aceitou mais três pedidos da PGR para investigar responsáveis pelos atos antidemocráticos, que resultaram em vandalismo, em 8 de janeiro

Mais três inquéritos para apurar os atos golpistas realizados em Brasília, no Distrito Federal, em 8 de janeiro, foram abertos pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes. O magistrado acatou o pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) para investigar os responsáveis pelos protestos antidemocráticos que acabaram em invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da República. 

A PGR apresentou ao STF, ao todo, sete pedidos de abertura de inquérito e tem como objetivo sistematizar a investigação em quatro núcleos para identificar e responsabilizar: 

– Executores materiais
– Financiadores
– Autores intelectuais
– Autoridades públicas envolvidas.  

  

VEJA TAMBÉM 

Valor bloqueado de financiadores golpistas sobe para R$ 18,5 milhões 

Plataforma que bloqueia telemarketing fecha 2022 com 11 milhões de cadastros

- Publicidade -

As petições foram assinadas pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, o subprocurador Carlos Frederico Santos

A pedido da PGR, Moraes já abriu inquérito para investigar a conduta do governador afastado do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e do ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres. O ex-presidente Jair Bolsonaro também é investigado sob suspeita de instigar os atos. 

São investigados, entre outros, os crimes de terrorismo, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça e perseguição.  

PRORROGAÇÃO DA FORÇA NACIONAL 

- Publicidade -

A atuação da Força Nacional na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado no Distrito Federal foi prorrogado até 4 de fevereiro pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Portaria que estende o reforço da Força Nacional em Brasília foi publicada nesta segunda-feira (23), no Diário Oficial da União.

A Capital Federal vem contando com o suporte da Força Nacional desde os atos golpistas do dia 8 de janeiro. A atuação do efetivo foi autorizada às vésperas da invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília e, a princípio, seria até o dia 9 deste mês. Contudo, esse prazo já tinha sido estendido até 19 de janeiro

A Portaria divulgada hoje prorroga o uso da Força no Distrito Federal “para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, no período de 20 de janeiro a 4 de fevereiro de 2023″. 

  

LEIA MAIS 

BBB 23: Tadeu dá recado sobre relacionamento abusivo na casa 

 

*Sob supervisão de Marcos Andrade

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress