A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as melhores universidades da América Latina, de acordo com o levantamento da revista inglesa de educação superior Times Higher Education (THE). A instituição aparece pelo quinto ano consecutivo no ranking, além de ser a terceira melhor de Minas Gerais.
Segundo o THE Latin America Ranking 2022, a UFLA está na 24ª colocação e é a 17ª melhor universidade do Brasil, além da 12ª melhor instituição de ensino federal do país. Entre as mineiras, a federal de Lavras é a terceira melhor, atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 9º, e a Universidade Federal de Viçosa, 19º.
De acordo com Antônio Chalfun Júnior da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da universidade, os resultados foram possíveis graças a toda comunidade acadêmica.
LEIA MAIS
Flipoços 2022 volta ao presencial entre 3 e 11 de setembro
Pouso Alegre antecipa pagamento de parcela do 13º aos servidores
“Alcançamos esse resultado em virtude do esforço de toda a comunidade acadêmica e a Diretoria de Relações Internacionais vem trabalhando massivamente para identificar oportunidades e desafios buscando a excelência da UFLA em termos de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, comentou em nota.
Em 2022 o ranking inclui 192 universidades da América Latina e 72 dessas instituições são brasileiras, uma marca de 36%. Entre as 30 melhores universidades da América Latina, 19 são brasileiras, o que representa 63%. Os bons resultados também mostram que oito instituições brasileiras ficaram entre as dez melhores avaliadas em 2022, superando os números de 2021.
A análise considerou 13 indicadores de desempenho em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional e renda da indústria (transferência de conhecimento).
Na América Latina, as três melhores instituições brasileiras são a Pontifícia Universidade Católica do Chile, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp). A terceira mais bem colocada na lista é a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
LEIA TAMBÉM
12 horas de Capoeira acontece em Varginha, de 21 a 23 de julho