O Conselho Universitário da UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas) instituiu o Sistema de Museus, Arquivos Históricos e/ou Centros de Documentação, com o intuito de integrar os museus, acervos históricos e documentais da instituição.
A partir de agora, o Sistema de Museus integrará o MMP (Museu da Memória e Patrimônio), o MHN (Museu de História Natural), as unidades museológicas e arquivísticas da instituição, bem como outras que venham a ser criadas.
O órgão será responsável por coordenar a implantação de políticas, planos, programas e ações voltadas para a custódia, recuperação, preservação, desenvolvimento, ensino, pesquisa e divulgação dos acervos institucionais.
LEIA TAMBÉM
Cidades do Sul de Minas terão mutirão gratuito de conciliações familiares
Poços de Caldas divulga a programação do carnaval 2023
A proposta nasceu durante o Fórum de Museus e Espaço Ciência, realizado em maio de 2021, quando o debate a respeito das necessidades dos museus impulsionou a elaboração de um documento de demandas.
Após a criação, o próximo passo será a nomeação dos membros do Conselho Gestor do Sistema de Museus, assim como da equipe de Coordenação Executiva pela reitoria.
Atualmente, mais de 60 acadêmicos estão envolvidos nas atividades dos espaços museais, entre eles participantes de projetos de extensão, estagiários de graduação do curso de História e bolsista de Ciência e Tecnologia. Somente no segundo semestre de 2022, o Museu da Memória e Patrimônio registrou cerca de 4.000 visitas.
As exposições são abertas para o público no último fim de semana de cada mês, aos sábados, das 18h às 21h; e no domingo, das 9h às 12h. Visitação para grupos (escolares ou não) podem ser agendadas pelo e-mail mmp@unifal-mg.edu.br, para qualquer uma das exposições/espaços. A entrada é gratuita para todos os espaços e dias.
LEIA MAIS
Santo Antônio do Amparo recebe nova turma de programa do Senar