14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Vacinação contra HPV ainda não alcançou meta em Minas Gerais

O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e previne diversas doenças ocasionadas pelo vírus

No estado de Minas Gerais, menos da metade do público alvo para imunização contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) procurou procurou a vacina.

O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e a Secretaria de Estado de Saúde tem chamado atenção dos pais para que levem os filhos aos postos.

A vacina está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) e é aplicada antes mesmo da adolescência por ser mais favorável que seja feita antes do início da vida sexual, para proteger contra o HPV. Ela é considerada uma estratégia de prevenção e redução de doenças ocasionadas pelo vírus, como cânceres do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis, boca e garganta, além de verrugas genitais.

LEIA TAMBÉM
Prova de vida passa a ser responsabilidade do INSS
Estágio 2023 da Cemig recebe inscrições até esta quinta (26)

É importante que os pais tenham consciência de que a vacina prevê a proteção, mas não induz à atividade sexual.

Em Pouso Alegre (MG), a vacina está disponível em todos os postos de saúde com sala de imunização e no Centro de Vacinação, localizado na Avenida Doutor João Beraldo, 567, Centro. O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 7h às 19h; e na sexta-feira, das 7h às 12h.

Em Minas Gerais, a cobertura acumulada em crianças e adolescentes do sexo feminino, que engloba o público alvo, entre 2014 e 2020, é de 66,12%. Entre os meninos, na faixa etária de 11 a 14 anos, entre 2017 e 2020, a cobertura alcançou 54,27%. Em números absolutos, são 4.075.582 crianças e adolescentes imunizadas com a primeira dose e 2.385.537 com a segunda.

LEIA MAIS
CAC Pouso Alegre divulga 75 vagas de emprego imediatas

- Publicidade -

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress