A Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, está reforçando a importância da vacinação contra a Meningite C. Desde novembro de 2022, jovens e adultos de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação (do ensino técnico e superior) e estudantes universitários (sem limite de idade) devem tomar uma dose da vacina.
Segundo a secretária de Saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina, a campanha segue até o próximo mês de fevereiro. “É de extrema importância que as pessoas se vacinem. Infelizmente, temos registros de mortes no país e não queremos que mais famílias passem por essa dor. A vacina é a melhor maneira de contermos o avanço da doença e seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, ela estará disponível nos postos até fevereiro de 2023′, destaca.
LEIA TAMBÉM
Capitólio fica debaixo d’água após represa transbordar
Poços de Caldas continua vacinação contra meningite
Ainda, o imunizante é para quem não se vacinou há mais de cinco anos com as vacinas Meningocócica C ou Meningocócica ACWY. “Sendo assim, aqueles imunizados em até 4 anos e 11 meses não precisam de uma nova dose”, explica Sílvia.
A Secretaria de Saúde de Pouso Alegre informou que, até o momento, foram aplicadas 4.158 doses e cerca de 15% do público alvo foi vacinado no município.
A vacina meningocócica C (conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. E a vacina meningocócica ACWY (conjugada) Meningo ACWY está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada para adolescentes de 11 a 14 anos de idade.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
A vacina está disponível em todos os postos com sala de vacinação. Os endereços e telefones estão no site da Prefeitura de Pouso Alegre.
O município conta ainda com o Centro de Vacinação que fica na avenida Doutor João Beraldo, 567, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
MENINGITE
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.
O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação das crianças pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.
LEIA MAIS