Varginha, Sul de Minas, é a cidade com maior número de denúncias de assédio eleitoral em Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo MTP-MG (Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais) nesta terça-feira (25). De acordo com o órgão, o município registrou 51 ocorrências de coação eleitoral desde o dia 3 de outubro, depois do primeiro turno.
O MTP-MG já recebeu 374 denúncias e abriu 300 investigações no Estado de Minas Gerais. Depois da cidade do Sul de Minas, Divinópolis e Juiz de Fora aparecem na sequência, com 26 denúncias cada, e em quarto Uberlândia, com 21 casos.
Entre as denúncias recebidas pelo órgão, estão casos de empregadores que exigem que empregados vistam camisa de determinado candidato; assédio a categorias profissionais e, até, ameaças de dispensa caso o funcionário não vote no candidato do empregador.
Recentemente, em Varginha, um caso tomou proporção nacional. Uma escola teria obrigado professores, outros funcionários e alunos a usarem uma camisa amarela com o número 22 nas costas. Com fotos publicadas nas redes sociais, foram mais de 70 denúncias no cartório eleitoral do município. O fato teria acontecido no Colégio Adventista.
LEIA TAMBÉM
Em Itajubá (MG), padre revela ameaças de grupo político
Até esta terça-feira (25), o Sul de Minas possui 63 denúncias de assédio eleitoral registradas no Ministério Público. Além de Varginha, a região também teve casos em Passos (MG), em que empresários tiveram que publicar retratação depois de pedirem votos a um candidato.
De acordo com ministério, em 2022, já foram assinados 20 Termos de Ajustamento de Conduta e ajuizadas três Ações Civis Públicas para combater o assédio eleitoral. O órgão informou ainda que tem trabalhado na disseminação de informação para que os trabalhadores saibam seus direitos.
Segundo nota Técnica divulgada pelo MPT, no dia 07 de outubro, assédio eleitoral é “uma conduta abusiva que atenta contra a dignidade do trabalhador, submetendo-o a constrangimentos e humilhações, com a finalidade de obter o engajamento subjetivo da vítima em relação a determinadas práticas ou comportamentos de natureza política durante o pleito eleitoral”, descreve.
LEIA MAIS
Polícia Civil prende suspeito de ser um dos líderes do tráfico de drogas no Sul de Minas