O inverno é a estação mais fria do ano, caracterizado por dias mais curtos e com temperaturas mais baixas. Nessa época, além de usar roupas mais quentinhas, é importante proteger os pets do frio congelante. Alguns hábitos podem fazer o animal se sentir mais disposto e até evitar que problemas de saúde apareçam.
Confira os principais cuidados para ter com o seu pet no inverno:
1. Passeios durante o dia
No inverno, as temperaturas costumam ser ainda mais baixas durante a noite. Por isso, tente ajustar a rotina para passear com o seu pet durante o dia, nos períodos mais quentes. Se possível, verifique a temperatura do chão ao sair. Em dias extremamente frios, pode ser melhor até reduzir o tempo de caminhada.
LEIA TAMBÉM
Cadela dá à luz 22 filhotes e intriga a internet
Quem é o cachorro Wilson? Saiba quem é o pastor belga procurado pelo Exército colombiano
2. Roupas e camas quentinhas
Assim como nós tiramos os casacos do armário, essa época do ano também é o momento de colocar as roupas nos pets para protegê-los do frio. Elas costumam ser mais úteis naqueles que possuem pelagem curta ou tem uma tendência a sentir mais frio, como é o caso dos pinschers ou chihuahuas.
Porém, se o seu cachorro não se sente confortável usando roupinhas, é possível assegurar que ele tenha um local quente e confortável para descansar. Colocar cobertores ou um colchão térmico na caminha é a solução ideal. Além disso, evite que ela fique em um local com correntes de ar, e, se for ao ar livre, garanta que a casinha tenha o isolamento térmico necessário.
3. Cuidados com a pele
As temperaturas mais baixas também podem causar o ressecamento da pele do seu pet. Aproveite o banho para usar produtos como hidratantes e protetores de patas, que evitam que ele tenha rachaduras ou fique desconfortável.
4. Alimentação e hidratação
A alimentação balanceada é ainda mais importante no inverno, quando os animais tendem a gastar mais energia para se aquecer. Por isso, é possível que seja necessário ajustar a quantidade de comida dada ao seu pet. Mas, antes de fazer qualquer alteração na dieta dele, lembre-se de consultar um veterinário.
Além da comida, a hidratação do seu pet também merece atenção nessa época do ano, assim como no verão. Por conta do tempo seco, garanta que ele sempre tenha água fresca disponível e verifique se está bebendo regularmente.
5. Cuidados com a saúde
A saúde do seu pet precisa ter cuidados redobrados durante as épocas mais frias, já que são períodos propícios para a propagação de doenças. As gripes e resfriados, traqueobronquites, pneumonias, otites, artrites e artroses são as mais comuns. Para evitar problemas como esses, mantenha sempre as vacinas do seu pet em dia.
LEIA MAIS
Meteoro ou lixo espacial? Saiba a origem de luz misteriosa no céu do Brasil