14 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Pets

Considerada a mais velha do mundo, tartaruga-gigante completa 191 anos

Tartaruga-gigante-das-Seychelles teria passado por duas guerras mundiais e Revolução Russa

Tartaruga-gigante-das-Seychelles teria passado por duas guerras mundiais e Revolução Russa. (Foto: Reprodução/ Kevstan/ CC BY-SA 4.0)

Considerada o quelônio mais velho de todo o mundo, a tartaruga-gigante-das-Seychelles Jonathan completou 191 anos. A informação é do Guinness World Records, que estima que o animal tenha nascido em 1932. Entretanto, não é descartada a possibilidade de que ele seja ainda mais antigo. 

Os quelônios incluem os jabutis, cágados e as tartarugas, sendo que a espécie de Jonathan vive, em média, 150 anos. No caso dele, além de ultrapassar as estimativas para as tartarugas-gigantes-das-Seychelles, ele ainda recebeu, em 2021, o título de animal terrestre mais velho do mundo.  

LEIA MAIS  

Como proteger os pets do barulho dos fogos de artifício no fim de ano? 

Guabi Natural: campanha pelo combate ao abandono aos animais  


A idade de Jonathan significa que ele passou por nada mais nada menos do que duas guerras mundiais, a Revolução Russa, oito monarcas britânicos e 40 presidentes americanos. Porém, mesmo com os seus 191 anos, ele ainda perde em longevidade para o tubarão-da-Groenlândia, considerado o vertebrado mais antigo do planeta, por ser capaz de ultrapassar os 400 anos. 

Embora seja chamado de tartaruga-gigante-das-Seychelles, na verdade, Jonathan é um Aldabrachelys gigantea hololissa, ou seja, um tipo de jabuti. Em 1882, o animal foi levado de um arquipélago no Oceano Índico para a ilha de Santa Helena, território britânico no Atlântico Sul e, hoje, mora na Plantation House, a residência oficial do governador da ilha. 

A idade de Jonathan é comprovada por uma fotografia tirada entre 1882 e 1886, onde ele aparece, com a idade estimada em 50 anos, pastando no jardim da Plantation House. 

- Publicidade -

LEIA MAIS 

Entenda por que acontecem os anos bissextos

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress