9 de maio de 2024
- Publicidade -
Dezembro Verde

Dezembro Verde alerta sobre abandono e maus-tratos de animais; entenda

A maioria dos animais abandonados não é resgatada e sofre com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas

 

 

Tradicionalmente, dezembro é o mês em que o abandono de animais cresce expressivamente nas ruas. Por isso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) promove há muitos anos a campanha Dezembro Verde, que alerta a população sobre as graves consequências de abandoná-los, tanto para os bichos quanto para os seres humanos leia mais abaixo. Além dos maus-tratos sofridos, animais doentes podem transmitir doenças e causar acidentes de trânsito e mordeduras. 

Sofrimento extremo 

“A maioria dos animais abandonados não é resgatada e sofre com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem estar mental e comportamento”, alerta a médica-veterinária Cristiane Pizzutto do CRMV-SP. 

Já a médica-veterinária Rosangela Gebara, também do CRMV-SP, ressalta o quanto o abandono afeta o aspecto psicológico do pet. “Os animais, principalmente os cães, têm uma cognição de uma criança de três anos. Então imagina pegar uma criança de três anos e abandonar no meio de uma estrada, numa praça, imagina como é o sofrimento psicológico e físico desse animal diante do abandono”. 

Rosangela orienta ainda: “é preciso manter a guarda responsável, castrar os animais, mantê-los dentro de casa e nunca abandonar. Se o animal tiver qualquer problema de comportamento ou saúde procure ajuda, mas nunca abandone, porque o abandono causa um extremo sofrimento ao animal”. 

- Publicidade -

Além disso, o abandono causa acidentes de trânsito transmissão de doenças mordeduras e ataques, podendo matar os humanos vitimados. 

“Uma grande quantidade de animais nas rua pode aumentar a incidência de algumas doenças que são transmitidas por vetores, por mosquitos, como a leishmaniose, e como doenças fúngicas, como é o caso das esporotricose nos gatos”, informa Rosângela. 

Posse responsável 

Por isso, antes de comprar ou adotar um pet, o interessado deve se fazer as seguintes perguntas: 

- Publicidade -

– Todo mundo na casa está de acordo com o animal? 

– Ele terá com quem ficar quando o tutor for viajar? 

– Há espeço suficiente para o pet brincar e dormir? 

– O tutor tem tempo para se dedicar ao animal (como para passear, por exemplo?) 

– Há condições financeiras para mantê-lo (alimentação, cuidados veterinários etc)?  

 

LEIA TAMBÉM 

Alesp adia para 2024 votação de emenda sobre bem-estar animal 

Veja como proteger os animais do barulho de fogos de artifício

Crime 

Maltratar animais (o que inclui abandoná-los) é crime previsto na Lei Federal nº 9.605/98 e passível de multa e prisão. 

Qualquer cidadão que presencia-lo deve fazer a denúncia na delegacia mais próxima, ou fazê-lo pela internet na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), reunindo o máximo de provas possíveis, tais como fotos, vídeos e áudios. 

“Se uma pessoa vir alguém abandonando um animal no meio de uma estrada, essa pessoa pode filmar, fotografar, anotar a placa do carro e acionar de preferência a polícia ambiental. Quem abandonou vai ser indiciado e se for pego em flagrante, cometendo o crime de maus tratos, vai ser investigado e se houver uma denúncia vai ser instaurado um inquérito“, informa Rosangela. 

“É muito importante também tentar salvar esse animal. Se ele for abandonado no meio da estrada, tentar resgatar, quando é uma estrada que tem uma concessionária, avisar onde foi avistado esse animal, pois eles são extremamente vulneráveis, muitos são atropelados e acabam acontecendo muitos acidentes graves, até fatais, com pessoas que tentam desviar desses animais nas estradas”, finaliza.

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress