Considerada uma espécie misteriosa por causa do apelido “pássaro fantasma”, o urutau é conhecido por sua capacidade de ficar por horas sem se mexer. Ainda que não corra risco de extinção e viva em quase toda a América do Sul, a ave é muito difícil de ser avistada. Isso porque além de sua habilidade de camuflagem, ela também tem hábitos noturnos.
De origem guarani, o nome “urutau” é resultado da junção de guyra (ave) + tau (fantasma). Para se disfarçar, o pássaro se “transforma” em prolongamento de galhos de árvores, característica que também lhe rendeu o nome de “mãe da Lua”.
LEIA TAMBÉM
Cães e gatos também têm câncer de mama?
Cachorro de Biden deixa Casa Branca após morder funcionários e agentes
Além disso, a ave também tem o que alguns chamam de “olho mágico”, habilidade que resulta do formato de sua pálpebra, que permite que o urutau enxergue mesmo quando está de olho fechado.
Ainda que as aparições do pássaro sejam raras, recentemente, ele foi flagrado junto com um filhote pelo fotógrafo Percival Gonzales, em Santa Fé do Sul (SP). O encontro aconteceu no momento em que a ave pousou na cerca da cidade e, rapidamente, o apreciador de pássaros aproveitou para tirar várias fotos.
“Foi pura sorte mesmo. Registrar ela [a ave] de dia é muito difícil, e registrar com filhote é mais difícil ainda”, contou em entrevista ao Terra.
LEIA MAIS
EUA enviam armas para Israel e Irã faz ameaças após escalada da guerra