A brasileira Claudia de Albuquerque Celada contraiu uma bactéria rara ao fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, em Aspen, no Colorado. Ela desenvolveu botulismo, após contato com o microrganismo Clostridium botulinum, e já está há dois meses internada.
A Clostridium botulinum, de acordo com o Ministério da Saúde, é encontrada no solo, fezes humanas ou de animais e, também, em alimentos. Dessa forma, a doença botulismo pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.
De acordo com especialistas, a bactéria produz esporos que são capazes de sobreviver em ambientes com poucos oxigênios e que podem causar envenenamento grave em poucas horas.
LEIA TAMBÉM
Streptococcus pyogenes: conheça a doença mortal do Japão
O que é sorofobia?
Sintomas de botulismo
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas de botulismo são:
- Dores de cabeça;
- Vertigem;
- Tontura;
- Sonolência;
- Visão turva;
- Visão dupla;
- Diarreia;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Dificuldade para respirar;
- Paralisia da musculatura respiratória, de braços e pernas;
- Comprometimento de nervos cranianos;
- Prisão de ventre;
- Infecções respiratórias.
Tratamento de botulismo
Dessa forma, o tratamento depende de como o sistema imunológico do paciente está. De acordo com o Ministério da Saúde, caso tratado com antecedência e adequadamente, é possível se curar totalmente da doença sem sequelas.
Nesse sentido, o recomendado é a procura por hospitais que tenham UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Dessa maneira, o paciente pode ter suporte adequado das funções cardíacas e pulmonares.
Portanto, caso haja a suspeita de infecção por Clostridium botulinum, procure um médico.
Família da brasileira Claudia de Albuquerque Celada faz vaquinha
A família da brasileira Claudia de Albuquerque Celada tem promovido uma vaquinha online para ajudar nos custos do tratamento. Dessa forma, a jovem está internada em Denver, no Swedish Medical Center, e o valor da internação é de US$ 200 mil.
Assim, esse custo, segundo a família, é capaz de cobrir todas as necessidades que a jovem precisa para sobreviver, como:
- Equipamentos;
- Médico;
- Enfermeiro;
- Socorrista;
- Terapeuta respiratório durante o transporte aéreo dos EUA ao Brasil.
Confira o post e veja como ajudá-la:
LEIA MAIS
Quando chega a frente fria em SP?