Um dos métodos contraceptivos mais utilizados é a pílula anticoncepcional. Apesar da compra dela não ser acessível para todas as mulheres, é possível conseguir este medicamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Tanto a minipílula quanto o anticoncepcional combinado podem ser adquiridos diretamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de forma gratuita.
De acordo com o Ministério da Saúde, caso essas unidades de atendimento básico não disponibilizem o anticoncepcional, ou outro método oferecido pelo SUS, o paciente deve cobrar informações das secretarias ou conselhos municipais de Saúde, por meio de ouvidorias.
LEIA TAMBÉM
Conheça 7 hábitos de vida que podem prevenir a depressão
Também é recomendado que o problema seja reportado no Disque Saúde (discando 136), que é o serviço de atendimento à população oferecido pela pasta. Há ainda a possibilidade de recorrer ao Ministério Público, principalmente em casos de ausência dos contraceptivos nessas unidades.
Neste último caso, o procedimento pode ser feito na sede da promotoria, nos horários de atendimento ao público, ou por meio das ouvidorias, em que o telefone é normalmente disponibilizado no site da promotoria de cada município.
Veja outros métodos contraceptivos que são oferecidos pelo SUS:
– Camisinhas (feminina e masculina);
– Pílula do dia seguinte;
– Anticoncepcional injetável (mensal e trimestral);
– Diafragma;
– DIU de cobre
– Laqueadura;
– Vasectomia.
LEIA MAIS
Desigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar