A doença de Parkinson, também conhecida como “Mal de Parkinson”, é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa, causando tremores, lentidão, desequilíbrio, rigidez muscular e até alterações na fala e na escrita.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Parkinson ocorre por conta da degeneração das células situadas em uma região do cérebro chamada substância negra, nas quais há a produção de substância dopamina, que conduz as correntes nervosas para o corpo. A falta ou a diminuição dessa substância afeta os movimentos.
Os sintomas são diversos, sendo o principal os tremores nas mãos. Nos músculos, a doença torna os movimentos mais lentos e o caminhar arrastando os pés e uma postura inclinada para frente podem ser sintomas do Parkinson. Amnésia, confusão durante a noite, ou dificuldade em pensar e compreender, falta de equilíbrio ou tontura, dificuldade de fala, espasmos na laringe, perda de olfato também são comuns no diagnóstico.
LEIA MAIS:
Quais são os sintomas de câncer de intestino? Doença que Simony enfrenta
Câncer de garganta: sexo oral é o principal fator de risco; entenda
A evolução da doença é desigual entre os pacientes, em geral, a doença não tem rápidas ou drásticas mudanças.
Não existe cura para a doença, mas o tratamento para combater os sintomas e retardar o seu progresso são possíveis. Algumas das possibilidades para combater os sintomas do Parkinson são:
– Uso de medicamentos
– Cirurgia
– Fisioterapia
– Terapia ocupacional
– Fonoaudiologia
Mas lembre-se, é importante procurar um médico especialista para diagnosticar a doença e indicar os tratamentos adequados.