A startup de neurociência e engenharia biomédica BrainBridge estaria trabalhando em um projeto de transplante de cabeça. Com base em conhecimentos de IA (Inteligência Artificial) e robótica, a iniciativa teria o objetivo de transplantar uma cabeça “viva” em um novo corpo, que fosse mais saudável e funcional.
É possível um transplante de cabeça?
Segundo a BrainBridge, dentro de oito anos, será possível realizar de forma segura um transplante de cabeça de um paciente saudável para o corpo de um doador que tenha sofrido morte cerebral.
LEIA TAMBÉM
Como funciona?
Ainda segundo a startup, um possível transplante deste tipo envolve robótica avançada e inteligência artificial de ponta.
Para a empresa, o procedimento seria uma salvação para pacientes que lutam contra doenças incuráveis, como doenças neurodegenerativas e câncer em estágio quatro.
Supostamente, o sistema ainda possibilitaria a conservação da consciência, memórias e habilidades cognitivas do indivíduo. Outra possibilidade deste tipo de cirurgia também seria a realização de transplantes de rosto e couro cabeludo.
“Todo o procedimento é guiado por imagens de nível molecular em tempo real e algoritmos de IA para facilitar a reconexão precisa da medula espinhal, nervos e veias de sangue”, afirmou a BrainBridge ao tabloide britânico Daily Star.
LEIA MAIS