20 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

É possível um transplante de cabeça?

Startup de neurociência e engenharia biomédica estaria combinando robótica e IA a fim de realizar uma transplante de cabeça

Startup de neurociência e engenharia biomédica estaria combinando robótica e IA a fim de realizar uma transplante de cabeça. (Foto: Reprodução/Freepik)

A startup de neurociência e engenharia biomédica BrainBridge estaria trabalhando em um projeto de transplante de cabeça. Com base em conhecimentos de IA (Inteligência Artificial) e robótica, a iniciativa teria o objetivo de transplantar uma cabeça “viva” em um novo corpo, que fosse mais saudável e funcional.  

É possível um transplante de cabeça?

Segundo a BrainBridge, dentro de oito anos, será possível realizar de forma segura um transplante de cabeça de um paciente saudável para o corpo de um doador que tenha sofrido morte cerebral. 

LEIA TAMBÉM

O que é snus?

O que é a Acanthamoeba?

Como funciona? 

Ainda segundo a startup, um possível transplante deste tipo envolve robótica avançada e inteligência artificial de ponta. 

- Publicidade -

Para a empresa, o procedimento seria uma salvação para pacientes que lutam contra doenças incuráveis, como doenças neurodegenerativas e câncer em estágio quatro. 

Supostamente, o sistema ainda possibilitaria a conservação da consciência, memórias e habilidades cognitivas do indivíduo. Outra possibilidade deste tipo de cirurgia também seria a realização de transplantes de rosto e couro cabeludo. 

“Todo o procedimento é guiado por imagens de nível molecular em tempo real e algoritmos de IA para facilitar a reconexão precisa da medula espinhal, nervos e veias de sangue”, afirmou a BrainBridge ao tabloide britânico Daily Star.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Qual é a doutrina da Bola de Neve?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress