12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Entenda a importância do contato com a natureza para as crianças

Psicóloga Adriana Bastos fala sobre os benefícios do convívio amoroso e respeitoso com a natureza

Vamos oferecer mais natureza para as nossas crianças? Esse é um convite para cuidar melhor da saúde integral e bem estar dos nossos filhos. E isso é científico! Muitos estudos apontam que a conexão com a natureza traz muitos benefícios para o bem estar físico, mental, emocional, afetivo e social dos pequenos.

O brincar livre na natureza proporciona aprendizado, alegria, diversão, relaxamento, curiosidade e criatividade. No livro, “A Última Criança da Natureza”, de Richard Louv, ele diz que a criança experimenta um relaxamento enorme ao subir em árvores, porque o nosso cérebro ainda é primitivo e funciona nos modos de luta e fuga. E ao subir em uma árvore, como faziam os nossos ancestrais para fugir dos predadores, a criança sente-se protegida e experimenta uma sensação de segurança e autoconfiança por vencer o desafio. 

 

LEIA TAMBÉM 

O que é e quais os riscos de fazer uma harmonização facial?

Qual é o valor do remédio baricitinibe?

O convívio com o meio ambiente gera muitos ganhos para infância, sociedade e planeta. A criança pode ser estimulada a conhecer e explorar a grande natureza com atividades lúdicas e livres: como brincar na terra, tomar banho de rio, plantar, colher frutos, criar produções artísticas usando sementes, galhos e pedras e vencer desafios sócio-ambientais.

A criança que tem a oportunidade desse convívio com o ambiente saudável e aberto aprende a amar a natureza com atitudes sustentáveis. Reciclar, reutilizar, consumir menos, comer orgânicos, usar bicicleta como meio de transporte, comer menos carne e usar ecobags são exemplos de comportamentos que respeitam e cuidam do nosso planeta promovendo ganhos para o equilíbrio da natureza e da humanidade.

- Publicidade -

O tempo todo estamos ouvindo as notícias das terríveis crises ambientais e das mudanças climáticas radicais que prejudicam a nossa qualidade de vida e bem estar. As crianças urbanas que têm pouco ou nenhum acesso aos parques, áreas verdes e praças apresentam mais irritabilidade, agressividade, sedentarismo, obesidade e ansiedade.

As crianças precisam de espaço ao ar livre para se movimentarem, precisam ter mais tempo de ócio para entrarem em contato com a sua essência e mais conexão com a natureza para ter um crescimento feliz e saudável. Precisamos fazer diferente, porque como estamos agindo não está funcionando nada bem para o planeta e, as nossas crianças estão adoecendo. Precisamos trilhar novos caminhos de sabedoria, de abertura ao novo e de convívio amoroso e respeitoso com a natureza.  

 

LEIA MAIS 

- Publicidade -

Brasileiros recebem autorização para deixar Faixa de Gaza

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress