Bebidas alcoólicas e remédios sem prescrição médica estão entre os produtos mais buscados no e-commerce para a Black Friday 2023, que acontece no dia 24 de novembro. Os dados são da pesquisa da consultoria NielsenIQ, divulgada pela Folha de S. Paulo.
A previsão é que a compra de alimentos e bebidas continue em alta neste ano e deve repetir o histórico registrado nos últimos anos.
De acordo com o levantamento, o consumo online desses produtos atingiu 22% em 2023, contra 8% em 2015. Desse total, a NielsenIQ destaca a busca por bebidas alcoólicas, que subiu de 61% em 2022 para 65% neste ano.
LEIA TAMBÉM
Reforma tributária é aprovada pelo Senado
Alguns dos produtos dessa categoria procurados pelos consumidores são vinhos, gim, uísque e cervejas artesanais, já que o público busca aproveitar a promoção para comprar aqueles itens que nem sempre é possível adquirir no dia a dia.
Já os remédios sem prescrição médica tem um índice de interesse de 54%. A busca pelos preços baixos desses produtos é porque eles podem ser estocados por um longo período, como remédios para dor de cabeça.
O levantamento online foi realizado pela consultoria no mês de setembro e contou com 1.535 consumidores, em todas as regiões do país. Segundo NielsenIQ, o consumidor está mais atento aos valores dos produtos. Para cada 1% de aumento de preço em uma categoria, há em média uma queda de 2,5% no volume de vendas.
LEIA MAIS
Lei garante assistência psicológica às gestantes e puérperas