O estado de São Paulo enfrenta uma alta de casos de escarlatina, doença que normalmente afeta crianças. Já foram contabilizados 30 surtos neste ano, de acordo com dados da secretaria estadual de Saúde, enquanto em 2022 o total de registros foi somente 4.
A escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa, transmitida pela mesma bactéria que causa amigdalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela, que é a Estreptococo beta hemolítico do grupo A. Ela costuma atingir principalmente crianças em idade escolar (de 2 a 10 anos), durante a primavera, após um episódio de faringite ou amigdalite estreptocócica.
A maioria das pessoas que têm uma infecção de garganta provocada pela bactéria não acaba manifestando a doença, mas cerca de 10% são sensíveis às toxinas liberadas por ela e podem desenvolver o diagnóstico, que provoca pequenas manchas vermelhas que se misturam na pele.
A transmissão da escarlatina ocorre pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou daquelas que têm a bactéria, mas não apresentam sinais da enfermidade. Esse contato pode acontecer tanto por gotículas expelidas na tosse ou espirro, assim como por beijo e objetos compartilhados, como copos ou mãos que tocaram partículas contaminadas e foram levadas ao nariz ou boca.
Por conta dessa forma de transmissão, a melhor alternativa para prevenir a doença é evitar o contato com pessoas infectadas pela escarlatina, lembrando que portadores assintomáticos também podem transmitir a bactéria.
LEIA TAMBÉM
Entenda a pneumonia misteriosa que começou na China
Sarcopenia: veja como tratar e prevenir doença que causa fraqueza e dor muscular
SINTOMAS DA ESCARLATINA
– Início repentino com calafrios e febre alta nos primeiros dias, que vai diminuindo aos poucos nos dias seguintes até desaparecer;
– Dor de garganta intensa;
– Pequenas manchas na pele de cor vermelho-escarlate, ásperas, que aparecem inicialmente no tronco, depois tomam a face, o pescoço, os membros, axilas e virilha, mas poupam as palmas das mãos, as plantas dos pés e ao redor da boca. Nas dobras de pele, como cotovelos, punhos, axilas e joelhos, as manchas podem ser mais escuras e descamam com o decorrer da doença;
– Na língua surgem caroços avermelhados recobertos com uma película parecida com um plástico branco amarelado. Essa película posteriormente se desfaz e a pele adquire o aspecto de framboesa, porque as papilas incham e ficam arroxeadas;
– Mal-estar;
– Falta de apetite;
– Aumento dos gânglios do pescoço;
– Dor no corpo, de barriga e de cabeça;
– Náuseas e vômitos.
LEIA MAIS