O técnico do time de futebol Flamengo, Tite, apresentou elevações da frequência cardíaca e arritmia depois da passagem em La Paz, na Bolívia, em partida do clube carioca contra o Bolívar. Ao voltar ao Rio de Janeiro, ele precisou ser hospitalizado, onde foi detectado a causa das variações: “Fibrilação Atrial”. Descubra o que é essa condição abaixo:
O que é ‘Fibrilação Atrial’, doença de Tite?
De acordo com o Ministério de Saúde, a Fibrilação Atrial é uma doença crônica, que causa uma desordem do sistema cardíaco, levando a um ritmo rápido e irregular do coração.
A doença é caracterizada por sintomas como:
- Palpitações;
- Tontura; e
- Falta de ar.
Tratamento
Ainda conforme o Ministério da Saúde, o tratamento é baseado na melhoria desses sintomas, pelo “controle do ritmo e da frequência cardíaca e pela prevenção de complicações mais frequentes da doença, como trombose e AVC (Acidente Vascular Cerebral)”.
Nota do Flamengo
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que, após a partida de ontem, em La Paz, o técnico Tite passou mal e necessitou de atendimento do Departamento Médico rubro-negro.
Foram detectadas elevações da frequência cardíaca e arritmia causadas pela altitude. O treinador foi prontamente medicado e assistido pelos médicos e staff durante o retorno ao Rio de Janeiro.
Após o desembarque, Tite foi encaminhado diretamente ao Hospital Copa Star para a realização de exames, que confirmaram a Fibrilação Atrial. O laudo não apontou a necessidade de intervenção cirúrgica até o momento. O treinador está lúcido, estável, mas permanecerá internado para a reversão do quadro através de medicamentos.
Desejamos uma rápida recuperação ao nosso comandante”.
Recomendações
A matéria tem como cunho educativo e, em casos de suspeita, um profissional médico deverá ser contatado.
Pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é possível agendar consultas gratuitas e, pelo número 136, você consegue acessar o “Disque Saúde”.
LEIA MAIS
Qual é o estado de saúde do Tite?