Você sabe o que é uma dieta paleolítica? O jogador espanhol Marcos Llorente, do Atlético de Madrid, revelou ter hábitos alimentares inspirados nos homens da caverna: a dieta paleolítica. A informação foi divulgada durante uma entrevista e despertou a atenção de muita gente. Confira abaixo:
O que é dieta paleolítica?
A dieta paleolítica é aquela baseada em produtos “in natura”. A ideia parte de um princípio que os ancestrais da raça humana evoluíram para metabolizar esses alimentos naturais, e que a alimentação moderna pode contribuir para problemas de saúde como obesidade e doenças cardíacas. Assim, a dieta exclui alimentos como os:
- Industrializados;
- Cereais;
- Leites e derivados;
- Café;
- Bebida alcoólica;
- Leguminosas.
LEIA TAMBÉM
Como melhorar a sua autoestima?
Quais são os riscos de manter os pés no gelo e sal?
Portanto, de acordo com nutricionistas, consiste, fundamentalmente, ao que está relacionado à “coleta e à caça”, como:
- Frutas;
- Oleaginosas;
- Carnes com baixo teor de gordura;
- Peixes e frutos do mar;
- Ovos;
- Verduras;
- Mel;
- Gorduras e óleos saudáveis, como de abacate e azeite extravirgem;
- Sementes;
- Água.
“A dieta paleolítica é um estilo de vida e uma forma de viver. Com isso viverei e morrerei. Faço-a pela saúde e não pelo futebol. Tenho a certeza de que, quando terminar a minha carreira, continuarei a cuidar de mim da mesma forma ou até melhor do que faço agora”,
disse Llorente.
Benefícios e malefícios da dieta
Segundo profissionais da nutrição, esse cardápio pode sim trazer alguns benefícios, como a perda de peso, melhora da saúde metabólica e melhor qualidade de vida. Sobretudo, o indivíduo, a longo prazo, pode desenvolver deficiências nutricionais.
De acordo com o GE, é importante a pessoa balancear o cardápio para não correr o riscos de desregular o metabolismo. Por isso, antes de aderir, é fundamental o contato com um médico.