A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, declarou que o principal agente causador dos surtos de diarreia registrados no estado é o rotavírus. No total, 74 municípios e mais de 12 mil pessoas foram afetadas.
De acordo com as investigações e as coletas realizadas, identificamos que o agente predominante que tem causado essas doenças é o rotavírus, várias amostras deram rotavírus positivo, encontramos outros agentes, mas a predominância do rotavírus chama atenção como principal agente causador
declarou
Essa predominância tem chamado a atenção no estado, entenda o que é:
O que é rotavírus?
Como o próprio nome indica, o rotavírus é um agente viral, o qual contém RNA como material genético. Ele é um dos principais causadores da DDA (Doença Diarreica Aguda) que atinge o estado goiano.
Diante disso, a superintendente alertou para necessidade de se atentar para higienização. Essa é uma das principais medidas profiláticas da doença, ou seja, que previne a contaminação por rotavírus. Confira:
LEIA MAIS
Cloro pode ser misturado com outros produtos para limpeza?
‘Pior dor do mundo’: Carolina Arruda revela avanço no tratamento
Formas de prevenção
Há um esquema de vacinação que previne a infecção por rotavírus, a qual deve ser administrada por via oral na infância. Depois desse período, é indispensável manter hábitos de higiene:
- Armazenar e beber água tratada
- Manter a limpeza dos alimentos e armazená-los corretamente
- Higienizar as mãos constantemente após manipular certos objetos e alimentos
- Usar sempre privadas
LEIA TAMBÉM
Governo de SP anuncia ajuda a produtores afetados pelos incêndios florestais