Os incêndios florestais que ocorreram nos últimos dias levaram o estado de SP à situação de emergência. De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, 45 municípios paulistas estão em situação emergencial, por 180 dias, devido às queimadas. Por conta disso, um pacote de ações destinado aos produtores rurais afetados pelo fogo foi anunciado. Entenda mais sobre;
O pacote de ações lançado no último domingo (25) pela secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo prevê, por meio do Feap (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), acesso a R$ 50 mil, com juro zero, para custeio emergencial, como recuperação da produção e despesas de manutenção.
Outra diretriz do pacote é a garantia de segurança jurídica, pela emissão de um termo emergencial que impossibilita qualquer tipo de multa dos órgãos fiscalizadores competentes, considerando-se a calamidade.
Além disso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, junto da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), irá enquadrar as propriedades rurais afetadas pelas chamas nos programas habitacionais paulistas, para poder recuperar as moradias atingidas.
LEIA TAMBÉM
Fenasucro & Agrocana: saiba como foi a trigésima edição
Fisális: conheça a fruta que tem conquistado espaço no paladar do brasileiro
Orientações gerais foram disponibilizadas pelo governo para a população das cidades afetadas pelas queimadas. Veja;
- Se avistar um foco de incêndio ou fumaça densa, sair imediatamente da área e busque abrigo seguro;
- Informar o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) em caso de incêndio;
- Redobrar a atenção ao dirigir;
- Evitar atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo. Caso seja inevitável, reduzir a velocidade, manter os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente;
- Evitar se deslocar pelas rodovias e rotas com interdições;
- Não soltar balões de fogo;
- Evitar acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas;
- Não utilizar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo;
- Praticar queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb;
- Em propriedades rurais, é recomendado para os produtores construirem e manterem aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais.
LEIA MAIS
Fenascuro & Agrocana; confira tudo sobre a maior feira de bioenergia