O transtorno de Síndrome de Pica ou alotriofagia, é uma síndrome que afeta as pessoas caracterizada pela vontade incontrolável de comer coisas que não são comestíveis, como por exemplo tijolo.
A Síndrome de Pica pode acometer crianças, adolescentes e adultos. A alotriofagia acontece em pessoas que apresentam algum tipo de deficiência nutricional, e com isso a vontade de comer essas coisas incomuns seria uma forma de compensar e de ajudar o organismo a repor esses nutrientes.
O transtorno, no entanto, pode acontecer especialmente em mulheres grávidas, com a gestante tendo desejos e vontades de comer coisas que um pouco estranhas, entretanto pode ser associado à anemia ou mesmo a falta de nutrientes. É aconselhável que procure um médico.
VEJA TAMBÉM
Vacina bivalente contra a covid-19 começa a ser aplicada hoje
Covid-19: Agência dos EUA avalia que vírus surgiu de vazamento em laboratório
De acordo com a Rede D’or de hospitais privados no país, a Sindrome de Pica tem apenas um sintoma: a vontade de comer coisas inapropriadas. Mas para ser considerado um caso de alotriofagia, é preciso que o comportamento aconteça por um mês ou mais e em uma faixa etária onde a pessoa já sabe o que é e o que não é de comer.
TRATAMENTO
Entretanto, as pessoas que tem Síndrome de Pica tem tratamento. O primeiro passo é descobrir o que está causando essa vontade e se ffor descoberta alguma deficiência nutricional no corpo do paciente, ele pode realizar a suplementação por meio de medicamentos ou de mudanças na dieta, com o objetivo de superar esse comportamento.
LEIA MAIS
Feijão é aliado na luta contra obesidade aponta pesquisa