Educar filhos é uma tarefa árdua e exigente. Formar filhos para enfrentar a dura realidade da existência humana não é fácil e nem simples. Mas a maioria dos pais se esforça ao máximo para fazer o seu melhor na educação e na entrega do amor com a esperança e desejo de que os filhos cresçam fortes, saudáveis e felizes.
Não existe receita de sucesso ou protocolo de um passo a passo para educar bem os filhos. Mas podemos desenvolver em nós o ânimo de aprendiz para aperfeiçoar o jeito de ser pais, evoluir como pessoas e crescer na educação dos filhos. É importante não confiar somente na intuição, às vezes, ela costuma falhar.
A tarefa de educar é complexa e desafiadora para a grande maioria de nós. Então, a primeira sugestão é essa: precisamos aprender para educar. Dessa forma, podemos nos abrir para encontrar caminhos e buscar respostas nos ensinamentos da filosofia e nas pesquisas científicas da Psicologia Positiva.
Se desejamos aprender com as experiências de grandes pensadores e filósofos como Aristóteles e Platão, e também com o conhecimento da Psicologia Positiva, então, podemos pensar que o melhor que podemos ensinar às crianças refere-se ao desenvolvimento de valores, virtudes e forças de caráter.
Essas lições de vida e habilidades valiosas são ensinadas através dos nossos exemplos, das histórias que contamos, das vivências e das brincadeiras. Dessa forma, precisamos estar atentos aos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos para crescer como pessoas mais humanas e na missão de educar os filhos, seguindo os princípios e valores do amor, da sabedoria, da justiça, da coragem e da humanidade.
LEIA TAMBÉM
Conheça nova técnica para acabar com a calvície
O que é melasma da pele? Veja sintomas e cuidados
A Psicologia Positiva apresenta uma tabela periódica com 6 virtudes e 24 forças de caráter baseadas em um grande estudo realizado por Martin Seligman e Peterson. Esses pesquisadores buscaram na Bíblia, no Alcorão, no Bushido e na filosofia de Platão e Aristóteles uma linguagem comum dos valores para embasar seu trabalho.
De acordo com esse estudo, as seis virtudes universais são: Sabedoria, Humanidade, Coragem, Justiça, Moderação e Transcendência e as 24 forças de caráter que são equivalentes aos caminhos para desenvolver as virtudes em nosso jeito de ser.
Por exemplo, as pessoas corajosas (virtude Coragem) precisam descobrir e desenvolver forças pessoais (ou de caráter) como bravura e perseverança. Pessoas que desejam crescer na virtude da Moderação precisam desenvolver forças como perdão, humildade e autocontrole. Ou quem deseja cultivar a virtude da Transcendência deve buscar desenvolver as forças da espiritualidade e da gratidão. Na internet, é possível fazer um download gratuito dessa tabela periódica para saber mais e se aprofundar nesse contexto valoroso.
Nesse texto, eu vou abordar somente algumas virtudes e valores que deixo como sugestões para ensinar às crianças e formar os filhos para o bem.
CORAGEM
A palavra coragem significa coração, e que por sua vez quer dizer “disposição nobre do coração, qualidade espiritual de bravura e tenacidade.”
Vocês podem estimular a coragem nos pequenos através da contação de histórias e por meio das brincadeiras.
Para inspirar esse aprendizado e o espírito filosófico de pais e filhos, recomendo os livros: “Crianças Virtuosas de A a Z” de Alua Kopstein e “Histórias para Despertar” de Isabela Galvão. São obras que trazem a coletânea de fábulas e ensinam as virtudes de forma lúdica e artística.
HUMANIDADE
Segundo o estudo da Psicologia Positiva, quem deseja aprimorar sua Humanidade precisa desenvolver as forças da generosidade, do amor e da inteligência emocional.
Quem pratica atos generosos também ganha com o bem que realiza para o outro. Doar seu tempo, ensinar o que se sabe, ser amigo, doar bens materiais para os mais necessitados são comportamentos de generosidade que produzem bem estar e felicidade para quem exerce esse valor.
Vocês podem usar algumas estratégias para ampliar o repertório de boas ações da família. Exemplos: cuidar dos animais, participar de um trabalho voluntário e fazer doações de brinquedos e roupas.
A bondade é a prática e a própria recompensa. Basta-nos para sermos felizes. Devemos afinar nosso caráter como se fossem as cordas de um instrumento. A bondade é o sútil reajuste do nosso caráter durante a vida inteira.” Epíteto.
SABEDORIA
“Para desenvolver a sabedoria em nossa vida e ensinar a importância dessa virtude às crianças precisamos ter curiosidade aguçada, criatividade, amor ao aprendizado e mente aberta. Para alcançar valores sábios é preciso ter ânimo de aprendiz para evoluir na arte de educar e aprender.
“Nós não herdamos a sabedoria, é preciso descobri-la por nós mesmos por meio de um trajeto que ninguém pode fazer por nós.” Marcel Proust.
LEIA MAIS
ONU acusa Israel de cometer crimes de guerra contra a humanidade