A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um alerta nesta última segunda-feira (22) sobre a ameaça de um novo vírus com maior letalidade do que a Covid-19.
Após remover o status de emergência global do coronavírus, o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatiza que isso não implica na ausência de ameaças.
“Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece“, afirmou o diretor da OMS.
“E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Em um mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitetura eficaz para preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos”, acrescentou.
LEIA TAMBÉM
Tireoide: saiba os sintomas de quando há algo errado
O que é o superfungo que fechou hospital em Pernambuco?
A OMS lançou a Rede Internacional de Vigilância de Patógenos, que tem como objetivo conectar países e regiões para aprimorar os sistemas de coleta, análise de amostras e compartilhamento de informações, a fim de detectar e responder às ameaças antes que as doenças se tornem epidemias ou pandemias.
Durante uma reunião com representantes governamentais, o diretor enfatizou a possibilidade de um novo surto e a necessidade de medidas preventivas para proteger a saúde global.
LEIA MAIS
CPMI dos atos golpistas: Arthur Maia assume Presidência da comissão