28 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Onde fica a medula óssea?

Ministério da Saúde incentiva a doação de medula óssea; tecido líquido é o responsável pelo funcionamento adequado do sangue

Medula óssea é importante ao pleno funcionamento do sangue
Medula óssea é importante ao pleno funcionamento do sangue (Foto: Reprodução/ Freepik)

A influenciadora Fabiana Justus usou as redes sociais para celebrar a doação de medula óssea que recebeu. Aos seguidores, ela revelou que o doador é uma pessoa anônima e a doação foi feita nesta quarta-feira (27). “Parece que ontem foi um sonho. Estou até agora meio em choque. Mal dormi. Tomei o remedinho. Acho que estava muito eufórica”, disse aos seguidores.

No final de janeiro, ela foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda, um tipo de câncer do sangue e também da medula óssea. Saiba onde fica esse tecido líquido no corpo abaixo:

Onde fica a medula óssea?

De acordo com o Ministério da Saúde, a medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos. Esse tecido é popularmente conhecido como “tutano”.

LEIA TAMBÉM
Quais são os efeitos colaterais do Ozempic?
Quais são os sintomas da menopausa?

Segundo informações oficiais, é na medula óssea que são produzidos os componentes do sangue, sendo considerado, portanto, como uma “fábrica do sangue” no corpo humano.

Como fazer doação de medula óssea?

Para fazer a doação de medula óssea, há duas maneiras listadas pelo Ministério da Saúde:

  • No primeiro caso, a medula óssea é retirada do interior dos ossos da bacia por meio de pequenas aberturas (punções). O processo é feito por cirurgia e o doador volta às atividades umas semana após a doação;
  • No segundo caso, chamado de aférese, o doador toma um medicamento que permite a retirada da medula óssea pelas veias do braço.

Nos dois casos, a medula óssea dos doadores volta ao normal em 15 dias.

O que preciso ter para ser doador?

Para se tornar um doador de medula óssea é preciso:

- Publicidade -
  • Ter entre 18 e 55 anos de idade;
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.

*Com informações de Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer.

LEIA MAIS
Bolsonaro fala ao STF que pedir asilo a embaixador seria “ilógico”

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress