O primeiro tratamento sistemático para alopecia areata foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em outubro. Com isso, o baricitinibe, conhecido pelo nome comercial de Olumiant, vai poder ser administrado em pacientes adultos com o quadro grave da doença para o tratamento em todo o corpo, em vez de um local específico.
O medicamento já está disponível no mercado e a dosagem de 4 mg tem um preço máximo ao consumidor de R$ 5.648,25, sem impostos. A informação foi dada pela Eli Lilly do Brasil ao portal g1. Porém, em farmácias online, o preço de varejo do medicamento tende a ser mais caro.
A alopecia areata é uma doença autoimune que provoca queda capilar, diferente da alopecia androgenética, a calvície que herdamos de nossos familiares.
LEIA TAMBÉM
Adolescentes que vivem nas redes sociais têm mais chances de fumar cigarro eletrônico
Como pegar pílula anticoncepcional pelo SUS?
De acordo com o FDA, a agência regulatória de saúde dos EUA, que também aprovou a indicação do Olumiant para a alopecia areata, a eficácia e a segurança do baricitinibe foi estudada em diversas pesquisas. Um estudo comprovou pelo menos 80% de cobertura capilar do couro cabeludo em pacientes após 36 semanas de tratamento.
Em outra pesquisa, foi mostrada que 22% dos pacientes (de um total de 184) que receberam 2 miligramas do Olumiant e outros 35% (de um total de 281) que receberam 4 miligramas alcançaram uma cobertura adequada do couro cabeludo. Já dos que receberam placebo, apenas 5% dos pacientes (de um total de 189) apresentaram o mesmo resultado.
LEIA MAIS
Google lança no Brasil sistema de busca com IA; veja como usar