15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Saiba qual é a melhor forma de viver o tempo presente em família

Psicóloga Adriana Bastos fala sobre a importância do tempo de qualidade que passamos com a família

Família é a base de tudo. E, como tudo que é importante, devemos priorizar o tempo de qualidade que passamos com a família. Apesar do trabalhão que dá o investimento na educação e no cuidado afetivo com os rebentos, esse é um tempo que vale muito a pena viver! Por isso, na matéria de hoje vou dar algumas sugestões para você viver melhor o tempo presente com a sua família. 

CUIDE DE SI COM MAIS AMOR E AUTOCOMPAIXÃO
Muitas mães relatam que não conseguem tirar um tempinho para se cuidar, descansar ou fazer uma atividade prazerosa, porque se sentem culpadas por não dedicarem esse tempinho para estar com os filhos. É importante saber que não é só a quantidade de tempo que conta, e sim a qualidade do tempo que se vive. O que faz a diferença para aproveitar com inteireza o tempo com os filhos é a profundidade da conexão afetiva do relacionamento. E quanto melhor as mães se sentem, mais afetos poderão oferecer aos filhos. Siga a lição valiosa de Epíteto: “cuide dos teus pensamentos, palavras e ações para que despertem o melhor nas pessoas à sua volta”. 

FOQUE NOS BONS COMPORTAMENTOS
A maioria dos pais se esforça bastante para cuidar e educar os filhos. Muitos inclusive oferecem bem mais do que receberam de sua família de origem. Mas o que não se deve fazer é esquecer o valor desse esforço, os frutos dessa entrega afetiva, as conquistas e os aprendizados do processo de educação.
O importante é focar nos bons comportamentos de investimento diário na criação dos filhos, para reconhecer o valor desse trabalho humano. Isso não quer dizer que não é importante também ter consciência das dificuldades e modificar comportamentos disfuncionais. 

TEMPO DE QUALIDADE
Já expliquei aqui que a qualidade do tempo com os filhos é fundamental para o crescimento saudável. Se os pais têm disponibilidade de oferecer mais tempo em termos de quantidade é ainda melhor. Mas essa não é a questão principal, porque o que acontece é que nos momentos que os pais têm disponíveis para dar atenção aos filhos, eles não estão por inteiro, porque ficam absorvidos pelas telas. E isso é um problema, porque as crianças precisam de atenção e conexão afetiva com os pais para se sentirem amadas e seguras. Portanto, façam valer a pena o tempo que vocês estão juntos para formarem memórias afetivas e valiosas para a família.  

 

LEIA TAMBÉM 

Veja quais são os sintomas do câncer de intestino 

Confira dicas para não deixar o calor atrapalhar seus treinos

- Publicidade -

APRENDA COM ERROS E MODIFIQUE COMPORTAMENTOS
Libertem-se das culpas que os erros provocam na vida, porque esse sentimento só traz peso. Ter consciência clara sobre os erros é muito importante para modificar comportamentos. A ruminação sobre as falhas, erros e imperfeições produzem cansaço mental e desperdício de energia. Use o foco da sua consciência iluminada para modificar os comportamentos destrutivos e disfuncionais do processo de educação dos filhos. E siga em frente com esperança. 

APROVEITE COM ALEGRIA O PRESENTE DA INFÂNCIA
A vida não é fácil e, às vezes, pode até mesmo ser cruel. Mas quando a vida te convidar para usufruir de momentos alegres com os filhos, não hesite em vivê-los com intensidade e gratidão. Mergulhe na alegria da infância e curta o tempo presente com todas as coisas boas que ele pode oferecer. A infância é muito curta para ser pequena. E como diz Adélia Prado “o que a memória ama fica eterno.” 

TENHA PACIÊNCIA COM VOCÊ E COM SUA FAMÍLIA
Geralmente, o maior desafio de qualquer família é a boa convivência, portanto, a palavra de ordem é paciência, principalmente com aqueles que erram feio e bastante. Não é possível ter o controle sobre o comportamento do outro e por isso não se pode mudar ninguém. Mas você pode exercer o controle sobre as suas respostas comportamentais e é aí que está a chave do sucesso para uma boa convivência. O autoconhecimento é fundamental para oferecer respostas mais assertivas e evitar explosões emocionais. E isso não significa que você precisa tolerar tudo, muito pelo contrário, é importante dar limites claros para pessoas inconvenientes e seguir firme rumo à sua paz interior. 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Brasil pede apoio de Israel para nova repatriação em Gaza

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress