A cidade de São Paulo alcançou 30 mil usuários registrados para a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV). De acordo com o painel de monitoramento da PrEP do Ministério da Saúde, em todo o Brasil, já são 64,4 mil pessoas cadastradas, sendo que 88,6 mil receberam medicamentos pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.
O QUE É A PREP?
A PrEP é uma estratégia de prevenção que envolve o uso de medicamentos antirretrovirais para evitar a contaminação pelo vírus HIV em casos de exposição. Ela tem como foco prioritário indivíduos mais vulneráveis à infecção, como homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, homens e mulheres trans e casais sorodiferentes (onde um parceiro é HIV positivo e o outro é negativo).
LEIA TAMBÉM
PrEP no SUS: saiba como obter tratamento preventivo ao HIV de graça
O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza também a PrEP, com medicamentos antirretrovirais após uma possível exposição ao vírus. Esse método é pensado para casos em que o preservativo sai, se rompe ou não é utilizado por algum motivo durante o ato sexual. Assim como no caso de acidentes com materiais perfurantes ou cortantes possivelmente contaminados e violência sexual. O início da profilaxia deve ocorrer até 72 horas após a exposição.
Veja como conseguir PrEP Gratuita no SUS clicando aqui.
LEIA MAIS