18 de maio de 2024
- Publicidade -
Educador em Ação Especiais

Conheça os outros trabalhos inscritos no Educador em Ação 2023

Eles tornaram o concurso bastante disputado e agora passam a servir de exemplos para que sejam desenvolvidos outros projetos na Educação Infantil

Crianças que participam do projeto
Crianças que participam do projeto “Maleta viajante” transformam em desenhos as partes de que mais gostam nos livros

 

A qualidade das propostas enviadas para a edição 2023 do Educador em Ação, além de ter tornado o prêmio bastante disputado, o que deu trabalho para que a banca examinadora definisse os finalistas, é uma mostra de que a Educação Infantil de São Carlos está bem servida de muita disposição, por parte dos profissionais envolvidos, em fazer a diferença.  

Dos 21 trabalhos recebidos pela organização do prêmio, todos de docentes mulheres, que atuam em um total de 12 escolas, três foram escolhidos, seguindo os critérios de benefícios para os alunos, caráter inovador e envolvimento com a comunidade, e podem ser votados aqui mesmo pelo site do projeto. Na semana de 14 a 21 de agosto, serão divulgados o campeão, o segundo e o terceiro colocados.  

A seleção foi definida nos detalhes, já que todos os inscritos apresentaram elementos condizentes com uma educação inovadora, sustentável e com visão de futuro, como criatividade, cuidado, estímulo à busca pelo conhecimento por meio do diálogo, abertura à participação das famílias, perspectivas de transformação social, entre outros, o que os credencia a servir de inspiração para o desenvolvimento de outros trabalhos em salas de crianças em idades iniciais.  

A seguir, você conhece, em ordem alfabética pelo nome do professor, as outras 18 ideias que participaram do concurso.
 

O boneco negro Pedrinho foi apresentado como novo amigo da turma e ajuda nas discussões sobre questões étnico-raciais

 

Animais do Brasil
Professora: Bianca Neves Borges da Silva
Escola: CEMEI Dom Ruy Serra
Rodas de conversa e produção de desenhos, pinturas, colagens e dobraduras individuais dão subsídios para a confecção de um livro sobre as principais espécies de animais selvagens existentes no nosso país.

Respeitável público, nosso circo chegou!
Professora: Camila Milan Paulo Pizzocaro
Escola: CEMEI José de Campos Pereira
Após ouvirem a leitura de uma história sobre o circo, os alunos vivenciam diferentes formas de contato com as características de artistas como palhaços, malabaristas, contorcionistas, acrobatas e equilibristas.

- Publicidade -

Árvore do parque
Professora: Cláudia Helena Paulino Bogas
Escola: CEMEI Helena Dornfeld
As crianças desfrutam da beleza e da sombra de um flamboyant existente na escola, que possibilita, também, conhecer as partes da árvore e despertar para o aproveitamento dos potenciais dos vegetais e os cuidados com eles.

Importância da expressão corporal na Educação Infantil e práticas de yoga adaptadas ao lúdico
Professora: Cláudia Helena Paulino Bogas
Escola: CEMEI Helena Dornfeld
O projeto aproxima as famílias da escola para promover momentos em que são apresentadas e comentadas práticas de yoga, buscando o desenvolvimento da expressão corporal das crianças e estimulando a prática de exercícios físicos.

Recursos hídricos e resíduos sólidos
Professora: Cristina Araujo de Sousa
Escola: CEMEI Deputado Vicente Botta
O objetivo deste projeto é promover reflexão entre alunos, famílias e a comunidade escolar sobre a relação entre a qualidade da água e a quantidade de resíduos sólidos produzidos diariamente em casa, na escola e em outros lugares.

Leitura: revisitando as diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho
Professora: Denise Aparecida de Paulo Ribeiro Leppos
Escola: CEMEI Deputado Vicente Botta
Depois de saber que existem diferentes formas de contar uma história, os alunos (re)criaram, junto com suas famílias, novos finais para o clássico infantil “Chapeuzinho Vermelho”, que ganharão versões impressas.

- Publicidade -

Livro, leitura e literatura na Educação Infantil
Professora: Dalgisa dos Santos Brito de Souza
Escola: CEMEI Profª Ida Vinciguerra
O objetivo do projeto é integrar as crianças ao ambiente da biblioteca, reconhecendo-a como um espaço do bairro, pelo qual podem interagir com o acervo, socializar com outros alunos e com a professora, e exercitar o imaginário.

Pequenos cozinheiros
Professora: Glamis Valeria Bullo Nunes Miguel
Escola: CEMEI Deputado Vicente Botta
Conceitos de matemática são abordados de forma divertida, com as crianças exercitando a curiosidade sobre como medidas de peso e volume influenciam em comidas da merenda escolar e em receitas mantidas pelas famílias.

Natureza e Escola
Professora: Luciana Alexandre de Arruda Andrade
Escola: CEMEI Professor Paulo Freire
As crianças são estimuladas a reconhecer espaços naturais da escola, como forma de instigar a experimentação e a descoberta, estimular o conhecimento e o desenvolvimento humanos, e a construção de momentos de convivência e alegria.

E se as paredes tivessem ouvidos
Professora: Luciana Regina Valentim
Escola: CEMEI José de Campos Pereira
As crianças exploram dois espaços da escola, um gramado e um cimentado, e depois podem agir sobre eles, propondo transformações, além de perceberem, desenvolverem e expressarem seus potenciais únicos, desejos, gostos e sonhos.

A viagem da sementinha
Professora: Marcela Peruzzo Moritz
Escola: CEMEI José de Campos Pereira
A vivência utiliza um instrumento musical de percussão para fazer com que as batidas e ritmos acompanhem uma explanação sobre as diferentes fases do desenvolvimento de uma semente, desde o desprendimento da árvore até a germinação.

Plunct Plact Zum
Professora: Maria Aparecida Salvini Caruso
Escola: CEMEI Maria Alice Vaz de Macedo
O projeto usa caixas de papelão para desenvolver a imaginação, a criatividade e a autonomia das crianças. Elas podem perceber diferentes usos para esses objetos, como entrar e sair, brincar de trenzinho, empilhá-las, entre outras.

Sinto muito
Professora: Mariana de Oliveira Faria
Escola: CEMEI Dario Rodrigues
As crianças expressam emoções e sentimentos de forma oral (rodas de conversa e termômetro das emoções), artística (desenhos) e corporal (posturas do yoga), que contribuem para a criação de estratégias de regulação emocional.

Creche: um novo olhar para os bebês
Professora: Marta Luiza Ianhez Santos
Escola: CEMEI Ruth Bloem Souto
A proposta é aproximar as famílias da escola, permitindo conhecer melhor as características dos bebês e, com isso, adaptar aos cuidados às necessidades de cada um, bem como o fortalecimento de vínculos afetivos com eles.

Pedrinho vai à escola
Professora: Mércia Fernandes Baques
Escola: CEMEI Renato Jensen
O projeto discute as diferenças étnico-raciais a partir de um boneco de pano negro, o Pedrinho, que é apresentado como novo amigo da turma. Ele motiva rodas de conversas sobre diversidade e respeito.

Maleta viajante
Professora: Michele Varotto Machado
Escola: CEMEI Homero Frei
Toda sexta-feira, uma criança leva uma maleta decorada para casa com uma proposta de leitura e um Diário das Histórias. Ela deve ler com as famílias, registrá-la no diário, fazer um desenho com a parte que mais gostaram e compartilhar com a turma da sala.

Chá das famílias
Professora: Thais de Araujo Donofrio
Escola: CEMEI Aracy Leite Pereira Lopes
O projeto leva familiares dos alunos para a escola, para um período de convivência regado a comes e bebes, em que participam da oficina Olho de Deus, uma mandala que utiliza palitos de churrasco e lã colorida para desenvolver a criatividade.

Conectando com as infâncias
Professora: Zilmar Maria Dias Mendes
Escola: CEMEI Renato Jensen
Em diferentes espaços de brincadeiras, as crianças podem se expressar de diferentes maneiras, inclusive fazendo registros fotográficos, o que permite aperfeiçoar o olhar e descobrir “tesouros” dentro da escola.

- Publicidade -
plugins premium WordPress