11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Síndrome Respiratória Aguda Grave: veja os sintomas da doença emergente em PE

Em Pernambuco, o aumento de casos da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) preocupa, com mais de 2 mil casos e 30 mortes registrados entre crianças menores de 10 anos neste ano

 

Em Pernambuco, os hospitais estão enfrentando superlotação devido ao aumento de casos da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). O governo emitiu um alerta devido aos mais de 2 mil casos e 30 mortes registrados entre crianças. Confira os sintomas da síndrome e as medidas de prevenção. 

Além dos sintomas gripais, como coriza e tosse, a Síndrome Respiratória Aguda Grave é caracterizada pelo cansaço para respirar e pela baixa saturação de oxigênio. 

Para o diagnóstico da SRAG, é necessário apresentar pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre súbita, calafrios, dor de cabeça, tosse, coriza, dor de garganta, problemas no olfato ou paladar, além de: 

– Dificuldade ou desconforto para respirar; 

– Sensação de peso ou pressão no peito; 

– Menor oxigenação no sangue (saturação de oxigênio < 95%); 

- Publicidade -

– Rosto ou lábios azuis ou arroxeados. 

Em crianças, também podem ocorrer sinais como: 

– Falta de ar; 

– Desidratação; 

- Publicidade -

– Menor apetite.  

 

LEIA TAMBÉM 

Vacina contra a dengue: saiba como ter acesso ao imunizante 

Síndrome de Guillain-Barré: entenda doença de Lucia Hippolito

Qual a diferença entre síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave? 

A síndrome gripal é caracterizada por pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre repentina, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e ausência e/ou dificuldade em perceber cheiro/sabor. 

Por sua vez, os casos de síndrome respiratória aguda grave são classificados quando, além dos sintomas da síndrome gripal, as pessoas também apresentam dificuldade e desconforto para respirar, respiração rápida e curta, dor persistente no peito, saturação de oxigênio abaixo de 95% e coloração azulada nos lábios ou rosto. 

Prevenção da Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças: 

– Evite locais aglomerados e fechados; 

– Reforce os cuidados de higiene e lavagem das mãos; 

– O vírus pode ser transmitido do doente para outras pessoas e também por meio do contato -com as mãos em maçanetas e objetos contaminados. 

 

LEIA MAIS 

Esteatose hepática: Saiba o que é a doença de Zezé Di Camargo e suas consequências

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress