15 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

Bolsa Família: quem terá o bloqueio do pagamento?

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome estabeleceu novas regras relativas às pendências nos CPFs de pessoas inscritas no CAdÚnico

 

 

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome estabeleceu novas regras para identificar elegibilidade no Bolsa Família, com foco nas pendências nos CPFs dos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único).

A partir de janeiro de 2024, o governo bloqueará o pagamento a beneficiários do Bolsa Família com CPF irregular, conforme a Instrução Normativa SENARC/MDS nº 33, recentemente publicada. Divergências de titularidade, CPF suspenso ou cancelado na base da Receita Federal afetarão diretamente a continuidade dos benefícios. Em casos mais graves, como inconsistências no CPF, os benefícios podem ser bloqueados temporariamente, com cancelamento permanente após seis meses sem resolução.

O aplicativo do Bolsa Família enviará mensagens automáticas, alertando sobre problemas no Cadastro Único. Famílias devem agir rapidamente para evitar bloqueios. O contato será feito por meio do extrato de pagamento dos benefícios, no aplicativo Bolsa Família e no aplicativo Caixa Tem.

Como Resolver suas Pendências: Passos Importantes

Se sua conta foi bloqueada temporariamente, é crucial resolver as pendências verificando a situação na Receita Federal e, se necessário, regularizá-la diretamente no órgão.

Após a resolução das pendências, atualize as informações no Cadastro Único. A retirada da pendência ocorrerá automaticamente no Sidec (Sistema de Benefícios ao Cidadão) após o requerimento de atualização.

Fique atento às mensagens do Bolsa Família para garantir a continuidade dos benefícios. Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único ou a Receita Federal.

- Publicidade -

As informações fornecidas no Cadastro Único são cruciais para manter seus benefícios. Não deixe de agir para evitar transtornos futuros.

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress