20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

Como antecipar o Saque-aniversário do FGTS? Veja passo a passo

Modalidade é uma alternativa para resolver problemas urgentes, já que pode ser feita de maneira imediata e pelo celular

O calendário do saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) deste ano já foi divulgado pelo governo federal. Ao optar pela modalidade, o saque fica disponível no 1º dia útil do seu mês de aniversário e pode ser sacado por três meses. Aqueles nascidos em janeiro, por exemplo, já têm a possibilidade de retirar o valor correspondente.

Quem tem saldo de contas inativas, ou conta ativa do FGTS, pode antecipar uma quantidade de parcelas, que será determinada pela instituição financeira escolhida.

Acompanhe o passo a passo:

Os saques podem ser feitos pelo app FGTS, pelo site do FGTS e pelo site da Caixa. Ou seja, não é preciso ir até uma agência bancária.

Ao entrar no aplicativo ou no site, escolha a opção “saque-aniversário” e depois selecione a opção “autorizar bancos a consultarem seu FGTS”. Em seguida, escolha “empréstimo saque-aniversário” e, depois, selecione o banco de sua escolha. Desde o ano de 2020, todas as instituições financeiras estão autorizadas a oferecer esse tipo de crédito.

Para sacar o FGTS antecipado, basta informar uma conta bancária de sua titularidade, seja ela corrente ou poupança, onde o valor será depositado. Com o valor depositado, você poderá utilizar seu FGTS antecipado como desejar. 

LEIA TAMBÉM

Seguro-desemprego 2024: veja novo valor do benefício

Concurso Caixa 2024: Veja quando o edital será lançado

- Publicidade -

Confira a seguir todos os requisitos para realizar a contratação:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Estar com CPF em situação regular junto à Receita Federal;
  • Possuir conta corrente ou poupança (pode ser banco digital);
  • Ter saldo do FGTS em conta ativa ou inativa;
  • Ser optante pela modalidade Saque-Aniversário do FGTS.

Qual é o valor que pode ser resgatado?

O valor do saque anual nessa modalidade é determinado pela aplicação de uma alíquota, que varia de 5% a 50% sobre a soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, mais uma parcela adicional. Veja abaixo:

LEIA MAIS

Qual será o desconto do INSS no salário em 2024? Veja valores

- Publicidade -
plugins premium WordPress