O BC (Banco Central) deu início à fase de testes antes do lançamento do Real Digital, que será a moeda virtual oficial do Brasil, com um projeto piloto para ser lançado ainda no mês de março. Ao lançar o Real Digital, o BC tem como principais objetivos diminuir os custos de operações bancárias, como a emissão de papel, moeda e ampliar o contingente de pessoas no mercado financeiro. O foco é o “consumidor conectado ao mundo digital”, segundo o BC.
A fase de testes começa agora em março, mas de acordo com o Banco Central, o objetivo é incorporá-lo ao mercado financeiro no final de 2024. Para Fabio Araujo, coordenador da iniciativa, o Real Digital será o “Pix dos serviços financeiros”. Isso se dá, de acordo com o técnico, porque a nova moeda vai permitir a transferência de ativos financeiros de forma tão imediata quanto o Pix.
LEIA MAIS:
Compras com cartões no WhatsApp: entenda como funciona
Valores esquecidos: Saques recomeçam hoje; veja como fazer
O que já sabemos é que o real digital não será uma criptomoeda. As criptomoedas são privadas com características de investimentos. O real digital será uma moeda afim de utilizar em qualquer lugar do momento sem a conversão por meio de bancos.