11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dinheiro com Você

Conheça a fórmula do enriquecimento (com dicas extras)

Muita gente quer ficar rica, mas não sabe como. Hoje você vai aprender. É mais simples do que parece. Mas o fato de ser algo simples não quer dizer que é fácil.

Com um título destes, muita gente acha que vai seguir a fórmula e finalmente enriquecer, de uma vez por todas. E eu tenho um alerta para você: isso realmente vai acontecer, se você, de fato, segui-la. Então, senhoras e senhores, eis a fórmula:

Muita gente olha, e fica frustrada. Tipo “só isso? Mas isso eu já sei.” Como eu escrevi lá no cabeçalho do texto, é uma fórmula muito simples de entender. Mas ser simples não é o mesmo que ser fácil.

Aliás, se fosse algo fácil de praticar, teríamos muito mais gente rica do que gente pobre no mundo. Mas aí você pode dizer: “essa fórmula não fala sobre ganhar dinheiro. Fala só sobre o que fazer com o dinheiro que já está em mãos”.

Sim. É isso mesmo. Porque enriquecer tem menos que ver com o “quanto você ganha”, e muito mais com o “como você administra” o seu dinheiro. Então vamos ler com calma o que significa cada um destes três elementos da fórmula.

Leitura sugerida: Estoicismo: o segredo para enriquecer quando tudo vai mal

O que é economizar?

Economizar é você deixar de gastar dinheiro desnecessariamente. Simples de fazer? Sim. Fácil de fazer? Não, porque deixar de gastar com coisas desnecessárias é algo que gera reflexões profundas sobre os nossos desejos e necessidades.

E tanto os nossos desejos quanto as nossas necessidades estão conectados com as nossas emoções. E tomar decisões baseado em emoções (principalmente quando o assunto é dinheiro), costuma ser algo perigoso.

- Publicidade -

Procure ser o mais racional possível na hora de gastar o seu dinheiro. Tente esperar 1 ou 2 dias antes de comprar algo que tem dúvidas se é ou não necessário. Se for algo supérfluo ou não prioritário, a vontade de comprar vai passar. Exercite isso. Sem economizar não tem como poupar.

O que é poupar?

Poupar é guardar o dinheiro que você conseguiu economizar hoje, para usar no futuro. Melhor ainda se for usar para alcançar um objetivo que vai causar impactos positivos na sua qualidade de vida.

Eu gosto de dizer que dinheiro, entre outras coisas, serve para você comprar conforto e um pouco de paz, para você e sua família. Mas para isso, você precisa usar o seu dinheiro, e não o dinheiro dos outros (empréstimos, que geram dívidas).

- Publicidade -

Poupar também é algo simples de compreender. Mas da mesma forma que economizar, não é um hábito fácil de se realizar. Requer exercício e disciplina. E se não poupar, não tem como investir.

O que é investir?

Investir é escolher uma forma segura, eficiente e que você compreenda bem (e tudo isso requer estudo e dedicação), para multiplicar o dinheiro que você conseguiu poupar.

Imagine que você quer comprar um terreno e construir uma casa. Você vai economizar, depois poupar, e até que você consiga juntar dinheiro suficiente para comprar essas coisas, você vai investir o dinheiro de um modo que ele próprio gere mais dinheiro para você.

Existem vários produtos no mercado financeiro, com variados rendimentos e riscos também, que podem te ajudar nessa multiplicação. Fica a tarefa de você estudar e conhecer cada um deles. Aqui no blog do Dinheiro Com Você no Tudo EP você irá aprender alguns em outras publicações.

Leitura sugerida: É possível viver com a renda dos seus investimentos?

Considerações importantes

Antes de terminar, eu quero deixar algumas dicas para você:

1. Você não vai ter um futuro rico se hoje você tem atitudes pobres, que promovem um consumo descontrolado e sem propósito. Pense sempre no dinheiro como uma ferramenta para você comprar qualidade de vida (conforto e um pouco de paz, lembra?)

2. Pare com essa pressa louca para se aposentar ou parar de trabalhar. Ao invés disso, se preocupe em manter a sua saúde física e mental em dia, para você se manter produtivo por mais tempo.

3. Cuide da sua carreira profissional para ela se desenvolver de uma forma prazerosa. O trabalho gera renda. Quanto você curte o que faz, você fica rico duas vezes: com o dinheiro e com as endorfinas circulando pelo seu corpo. E esses hormônios criam uma mente ativa, criativa, positiva e disposta.

4. Invista continuamente em conhecimento útil, para melhorar a sua visão sobre trabalho, empreendedorismo, investimentos, relacionamento com outras pessoas e inteligência emocional. Dominar essas áreas é uma riqueza à parte.

Espero que você tenha gostado. E não deixe de conhecer os nossos vídeos sobre Educação Financeira. É só clicar aqui. Valeu!

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress