12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dinheiro com Você

ETF: como ficam os dividendos nesse tipo de investimento?

Uma dúvida muito comum dos investidores iniciantes em ETFs é saber se eles pagam ou não dividendos e como isso acontece. Temos a resposta.

A sigla ETF é a abreviação de Exchenge Traded Funds, que numa tradução simples, seria algo como Fundos Negociados em Bolsa.

Explicando primeiro os ETFs

Mas aqui no Brasil a gente conhece os ETFs como sendo Fundos de Investimento de Índice, ou apenas Fundos de Índice.

Ok, mas o que são Índices? Na bolsa de valores, um índice é um indicador. Ele mostra o desempenho de um grupo de ações listadas na bolsa.

O famoso Ibovespa, com o “I” na frente, é um exemplo de índice. É o mais conhecido por aqui, na verdade. Ele mede o desempenho das ações com maior volume de negociações na bolsa de valores brasileira, a B3. E existem os ETFs, que usam o Ibovespa como “espelho”, como por exemplo, o ETF de código BOVA11.

Para você investir em um ETF, o processo é igual ao da compra de uma ação na bolsa. Você acessa o site ou aplicativo da sua corretora de valores, abre o home broker, abre uma ordem de compra, e digita o código do ETF que você deseja comprar.

Na prática, é como se você tivesse investido em todas as ações contidas no ETF, só que ao mesmo tempo.

Leitura sugerida: CDB escalonado: mais rentabilidade com segurança e liquidez

- Publicidade -
Foto: Pavel Danilyuk (por Pexels)

ETFs distribuem dividendos?

Agora outro ponto: tem algumas empresas listadas na bolsa de valores, que podem pagar dividendos para os seus acionistas. Dividendos ou Juros sobre o Capital Próprio (JPC).

Essa é uma grana que a empresa pode distribuir para você, acionista, quando ela tem lucros. Afinal, o acionista é sócio, certo?

Então, se o ETF tem esses tipos de ações pagadoras de dividendos, é natural que esse ele também pague dividendos, certo? Sim, correto. E isso já responde a questão.

- Publicidade -

Só que tem um detalhe. Os ETFs não pagam os dividendos de forma direta, como ocorre com as ações. O valor dos dividendos dos ETFs são incorporados ao patrimônio do próprio ETF.

É como se fosse um reinvestimento automático dos dividendos. E claro, isso ajuda a valorizar ETF.

Mas o único modo de você, de fato, ter o dinheiro dos dividendos dos ETFs na mão, seria vendendo alguns dos seus ETFs.

Vídeo sugerido: ETF de bitcoin é uma boa?

Conheça o ETF DIVO11

E apenas por curiosidade, você sabia que existe na bolsa o índice das empresas que mais pagam dividendos? É chamado de IDIV. E também há um ETF que acompanha o desempenho do IDIV. O código dele na bolsa é DIVO11.

Para você saber quais ações fazem parte de um índice, é só consultar o site da B3. Clicando aqui você vê detalhes do Ibovespa e clicando aqui, detalhes do IDIV.

Bons investimentos!

Compartilhe:
Gaspar Martins

administrator
Formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, além de ser jornalista e possuir MBA em Gestão de Projetos. Faz parte da equipe do Grupo EP desde 2017, atualmente como Supervisor de Mídias Digitais. Tem experiência no desenvolvimento de estratégias de marketing digital, trabalha em conjunto com uma equipe criativa e busca constantemente a inovação e as últimas tendências do setor.
- Publicidade -
plugins premium WordPress