A sigla ETF é a abreviação de Exchenge Traded Funds, que numa tradução simples, seria algo como Fundos Negociados em Bolsa.
Explicando primeiro os ETFs
Mas aqui no Brasil a gente conhece os ETFs como sendo Fundos de Investimento de Índice, ou apenas Fundos de Índice.
Ok, mas o que são Índices? Na bolsa de valores, um índice é um indicador. Ele mostra o desempenho de um grupo de ações listadas na bolsa.
O famoso Ibovespa, com o “I” na frente, é um exemplo de índice. É o mais conhecido por aqui, na verdade. Ele mede o desempenho das ações com maior volume de negociações na bolsa de valores brasileira, a B3. E existem os ETFs, que usam o Ibovespa como “espelho”, como por exemplo, o ETF de código BOVA11.
Para você investir em um ETF, o processo é igual ao da compra de uma ação na bolsa. Você acessa o site ou aplicativo da sua corretora de valores, abre o home broker, abre uma ordem de compra, e digita o código do ETF que você deseja comprar.
Na prática, é como se você tivesse investido em todas as ações contidas no ETF, só que ao mesmo tempo.
Leitura sugerida: CDB escalonado: mais rentabilidade com segurança e liquidez
ETFs distribuem dividendos?
Agora outro ponto: tem algumas empresas listadas na bolsa de valores, que podem pagar dividendos para os seus acionistas. Dividendos ou Juros sobre o Capital Próprio (JPC).
Essa é uma grana que a empresa pode distribuir para você, acionista, quando ela tem lucros. Afinal, o acionista é sócio, certo?
Então, se o ETF tem esses tipos de ações pagadoras de dividendos, é natural que esse ele também pague dividendos, certo? Sim, correto. E isso já responde a questão.
Só que tem um detalhe. Os ETFs não pagam os dividendos de forma direta, como ocorre com as ações. O valor dos dividendos dos ETFs são incorporados ao patrimônio do próprio ETF.
É como se fosse um reinvestimento automático dos dividendos. E claro, isso ajuda a valorizar ETF.
Mas o único modo de você, de fato, ter o dinheiro dos dividendos dos ETFs na mão, seria vendendo alguns dos seus ETFs.
Vídeo sugerido: ETF de bitcoin é uma boa?
Conheça o ETF DIVO11
E apenas por curiosidade, você sabia que existe na bolsa o índice das empresas que mais pagam dividendos? É chamado de IDIV. E também há um ETF que acompanha o desempenho do IDIV. O código dele na bolsa é DIVO11.
Para você saber quais ações fazem parte de um índice, é só consultar o site da B3. Clicando aqui você vê detalhes do Ibovespa e clicando aqui, detalhes do IDIV.
Bons investimentos!